Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19973
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Vamos brincar de ler?: construindo pontes para o mundo da leitura na educação infantil
Authors: Gama, Niclécia Ferreira
metadata.dc.creator: Gama, Niclécia Ferreira
Abstract: O presente trabalho tem como tema principal o papel da leitura de história para a formação de novos leitores, a partir de três anos de idade, quando a criança parece construir significados a partir do uso dos livros infantis. A relevância deste tema deve-se ao fato de que as histórias lidas podem favorecer ou não o interesse pela leitura e pelas obras literárias desde os primeiros contatos com os livros, que inicialmente são incorporados à vivência infantil como brinquedos, que são manuseados, experimentados e que a posteriori podem vir a se tornar objetos significativos para as experiências de leitura. Desse modo, a minha questão de pesquisa é: As crianças do Grupo 3 desenvolvem, nas interações com os livros literários, o gosto pela leitura enquanto brincam de ler? A partir desse questionamento, os objetivos são investigar os etnométodos que as crianças utilizam para interagir com os livros que gostam de “brincar de ler”; identificar as histórias preferidas pelo grupo; analisar os comportamentos leitores das crianças pequenas à luz das teorias subjacentes. Para fundamentar estas discussões, tomei para o referencial teórico os seguintes autores: PIAGET (2007); PIAGET e INHELDER (2006); VYGOTSKY (2014), KISHIMOTO (2011) e ABRAMOVICH (1997). Visando revelar a questão de pesquisa, optei pela metodologia de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Assim, a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, por se apresentar como uma pesquisa de base qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização, revelou-se mais adequada. A análise dos resultados revelou que as crianças nos seus processos de interação elaboram discursos, atribuem sentidos e constroem pontes interlocutivas de acesso ao mundo da leitura. Os resultados aqui apresentados podem contribuir com as instituições de Educação Infantil, à medida em que valorizam os atos de leitura praticados pelas crianças e pelos leitores mais experientes como pontes para a inserção na cultura literária, tendo as crianças como sujeitos ativos e participativos desses atos.
Keywords: Educação infantil
Leitura
Imaginação
Formação de leitores
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19973
Issue Date: 3-Aug-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAMOS BRINCAR DE LER - CONSTRUINDO PONTES PARA O MUNDO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf668,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.