Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19776
Tipo: Dissertação
Título: Fotografia & cidade: espaço urbano de Salvador nas lentes de Pierre Verger (1946-1952)
Autor(es): Batista, Flávia Damares Santos
Autor(es): Batista, Flávia Damares Santos
Abstract: Os estudos geográficos a partir de obras literárias ou obras de artes começaram a ser aprofundados na década de 1970, proporcionados pelo crescimento da corrente humanística da Geografia. Hoje se percebe que o diálogo entre Geografia e Arte é possível e realizado por várias escolas da Geografia. Este trabalho busca abordar diálogos, analisando-se as paisagens de Salvador a partir da obra do fotógrafo etnográfico Pierre Verger, evidenciando que a memória individual pode contribuir para a memória coletiva de uma cidade. Busca-se, também, comparar as imagens produzidas por Verger, nas décadas de 1940 e 1950, a partir de suas fotografias publicadas no livro Retratos da Bahia, 1980, com as paisagens encontradas no período atual. Nesse âmbito, verifica-se o quanto as paisagens de Salvador foram transformadas e a importância desse material para deixar preservada a memória de uma Cidade que não mais existe.
RÉSUMÉ: Les études géographiques d’œuvres littéraires ou d’œuvres d'art a commencé à être examinés à fond dans les années 1970, proportionné par la croissance de l’abordage humaniste em Géographie. Aujourd’hui se comprends que le dialogue entre la Géographie et l’Art est possible et déjà réalisé par plusieurs écoles de géographie. Ce travail recherche analyser les paysages du Salvador à partir de l’œuvre photographique d’ethnographe Pierre Verger, en mettant en évidence que la mémoire individuel peut contribuer pour la mémoire collectif d’une ville. Ainsi, rechercherons comparer les images produirées par Verger dans les années 1940 et 1950 à patir de leurs photographies et des publiées dans le livre Retratos da Bahia, 1980, que porte photographies des paysages dans période actuel. Se vérifie la quantité de transformations des paysages de Salvador et l’importance de ce matériel pour préserver la mémoire d’une ville que pas plus existe.
Palavras-chave: Geografia e Arte
Fotografia
Paisagem Urbana
Transformações
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19776
Data do documento: 22-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Batista.pdf6,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.