Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.contributor.authorBatista, Flávia Damares Santos-
dc.creatorBatista, Flávia Damares Santos-
dc.date.accessioned2016-07-22T19:16:36Z-
dc.date.available2016-07-22T19:16:36Z-
dc.date.issued2016-07-22-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherCDU: 911.375:77 (813.8)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19776-
dc.description.abstractOs estudos geográficos a partir de obras literárias ou obras de artes começaram a ser aprofundados na década de 1970, proporcionados pelo crescimento da corrente humanística da Geografia. Hoje se percebe que o diálogo entre Geografia e Arte é possível e realizado por várias escolas da Geografia. Este trabalho busca abordar diálogos, analisando-se as paisagens de Salvador a partir da obra do fotógrafo etnográfico Pierre Verger, evidenciando que a memória individual pode contribuir para a memória coletiva de uma cidade. Busca-se, também, comparar as imagens produzidas por Verger, nas décadas de 1940 e 1950, a partir de suas fotografias publicadas no livro Retratos da Bahia, 1980, com as paisagens encontradas no período atual. Nesse âmbito, verifica-se o quanto as paisagens de Salvador foram transformadas e a importância desse material para deixar preservada a memória de uma Cidade que não mais existe.pt_BR
dc.description.abstractRÉSUMÉ: Les études géographiques d’œuvres littéraires ou d’œuvres d'art a commencé à être examinés à fond dans les années 1970, proportionné par la croissance de l’abordage humaniste em Géographie. Aujourd’hui se comprends que le dialogue entre la Géographie et l’Art est possible et déjà réalisé par plusieurs écoles de géographie. Ce travail recherche analyser les paysages du Salvador à partir de l’œuvre photographique d’ethnographe Pierre Verger, en mettant en évidence que la mémoire individuel peut contribuer pour la mémoire collectif d’une ville. Ainsi, rechercherons comparer les images produirées par Verger dans les années 1940 et 1950 à patir de leurs photographies et des publiées dans le livre Retratos da Bahia, 1980, que porte photographies des paysages dans période actuel. Se vérifie la quantité de transformations des paysages de Salvador et l’importance de ce matériel pour préserver la mémoire d’une ville que pas plus existe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia e Artept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPaisagem Urbanapt_BR
dc.subjectTransformaçõespt_BR
dc.titleFotografia & cidade: espaço urbano de Salvador nas lentes de Pierre Verger (1946-1952)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGonçalves, Neyde Maria Santos-
dc.contributor.refereesSantos, José Antonio Saja Ramos Neves dos-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavia Batista.pdf6,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.