Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17782
metadata.dc.type: Tese
Title: Atuação do corpo cognitivo: uma abordagem epistêmica das formas de construção e difusão de conhecimento numa comunidade de prática
Authors: Lima, Eduardo Henrique
metadata.dc.creator: Lima, Eduardo Henrique
Abstract: A tese da Atuação do Corpo Cognitivo, baseada no trânsito metafórico da cognição individual para coletiva, desenvolve-se numa pesquisa qualitativa interdisciplinar que toma como referentes teóricos da cognição humana os estudos da mente incorporada de Varela, Thompson, Rosch, Lakoff, Johnson e outros, e da mente consciente de Damásio. Propondo para a compreensão da cognição individual a ideia da atuação do corpo cognitivo, que procura explicar, de que se constitui, como se configura e atua. Então, arrisca a metáfora da atuação do corpo cognitivo como abordagem epistêmica das formas de construção e difusão de conhecimento numa comunidade de prática, seguindo os estudos de Wenger e tendo como lócus de atuação e observação a comunidade de prática que trabalha na manutenção do ambiente Moodle na Universidade Federal da Bahia. A atuação do corpo cognitivo dá rota a esta navegação que tem como rumo a criação coletiva do conhecimento e justifica-se socialmente pela importância de desenvolver o conhecimento do conhecer.
ABSTRACT The thesis Cognitive Body Enaction, based on the metaphorical transit between individual and collective cognition, is developed in an interdisciplinary qualitative research that takes human cognition theoretical references from Varela, Thompson, Rosch, Lakoff, Johnson and others embodied mind studies and Damásio's conscious mind. Proposing the individual cognition understanding by means of cognitive body enaction idea, explains his constitution, how stands up and actuates. Then, taking some risk, proposes the cognitive body enaction metaphor as an epistemic approach to forms of knowledge construction and dissemination in a community of practice, following Wenger's studies and using the community of practice that maintains the Moodle environment at Federal University of Bahia as locus for action and observation. The cognitive body enaction gives route to this navigation, whose direction is the collective knowledge creation which is socially justified by the knowledge of knowing development.
Keywords: Cognição
Aprendizagem por atividades
Aprendizagem social
Comunidades virtuais
Mapas cognitivos
Teoria do conhecimento
Corpo cognitivo
Atuação
Mente consciente
Mente incorporada
Comunidade de prática
Cognitive body
Enaction
Conscious mind
Embodied mind
Community of practice
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17782
Issue Date: 28-May-2015
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtuacaoCorpoCognitivoDMMDCEduardoLima2015V204Impressao.pdf3,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.