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dc.contributor.advisorOliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.authorLima, Eduardo Henrique-
dc.creatorLima, Eduardo Henrique-
dc.date.accessioned2015-05-28T19:16:17Z-
dc.date.available2015-05-28T19:16:17Z-
dc.date.issued2015-05-28-
dc.date.submitted2015-02-26-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17782-
dc.description.abstractA tese da Atuação do Corpo Cognitivo, baseada no trânsito metafórico da cognição individual para coletiva, desenvolve-se numa pesquisa qualitativa interdisciplinar que toma como referentes teóricos da cognição humana os estudos da mente incorporada de Varela, Thompson, Rosch, Lakoff, Johnson e outros, e da mente consciente de Damásio. Propondo para a compreensão da cognição individual a ideia da atuação do corpo cognitivo, que procura explicar, de que se constitui, como se configura e atua. Então, arrisca a metáfora da atuação do corpo cognitivo como abordagem epistêmica das formas de construção e difusão de conhecimento numa comunidade de prática, seguindo os estudos de Wenger e tendo como lócus de atuação e observação a comunidade de prática que trabalha na manutenção do ambiente Moodle na Universidade Federal da Bahia. A atuação do corpo cognitivo dá rota a esta navegação que tem como rumo a criação coletiva do conhecimento e justifica-se socialmente pela importância de desenvolver o conhecimento do conhecer.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The thesis Cognitive Body Enaction, based on the metaphorical transit between individual and collective cognition, is developed in an interdisciplinary qualitative research that takes human cognition theoretical references from Varela, Thompson, Rosch, Lakoff, Johnson and others embodied mind studies and Damásio's conscious mind. Proposing the individual cognition understanding by means of cognitive body enaction idea, explains his constitution, how stands up and actuates. Then, taking some risk, proposes the cognitive body enaction metaphor as an epistemic approach to forms of knowledge construction and dissemination in a community of practice, following Wenger's studies and using the community of practice that maintains the Moodle environment at Federal University of Bahia as locus for action and observation. The cognitive body enaction gives route to this navigation, whose direction is the collective knowledge creation which is socially justified by the knowledge of knowing development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectMapas cognitivospt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectCorpo cognitivopt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectMente conscientept_BR
dc.subjectMente incorporadapt_BR
dc.subjectComunidade de práticapt_BR
dc.subjectCognitive bodypt_BR
dc.subjectEnactionpt_BR
dc.subjectConscious mindpt_BR
dc.subjectEmbodied mindpt_BR
dc.subjectCommunity of practicept_BR
dc.titleAtuação do corpo cognitivo: uma abordagem epistêmica das formas de construção e difusão de conhecimento numa comunidade de práticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFroés Burnham, Teresinha-
dc.contributor.refereesFialho, Francisco Antonio Pereira-
dc.contributor.refereesMachado, José Luis Michinel-
dc.contributor.refereesRibeiro, Núbia Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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