Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14831
metadata.dc.type: Tese
Title: Culturas juvenis na tela: representações no cinema brasileiro contemporâneo
Authors: Oliveira, Rodrigo Bomfim
metadata.dc.creator: Oliveira, Rodrigo Bomfim
Abstract: Esta tese tem como objetivo principal investigar as representações da juventude no cinema brasileiro contemporâneo. Tem como elemento de estudo seis filmes ficcionais de longa metragem da safra recente do cinema nacional. São eles: Linha de passe (2008), O céu de Suely (2006), Sonhos roubados (2009), As melhores coisas do mundo (2010), Desenrola (2011) e Apenas o fim (2008). Para isso, explora as imbricações entre o cinema nacional e as recorrentes representações de diversas histórias ficcionais protagonizadas por jovens; retoma algumas marcas históricas ligadas às interpretações sobre a categoria social juventude e destaca a emergência dos jovens enquanto atores sociais protagonistas a partir de meados do século XX, bem como, as apropriações de determinados aspectos do “ser jovem no mundo” pelas indústrias culturais. Por fim, para compreender os modos como o cinema atual do Brasil tem representado esses sujeitos, a presente pesquisa lança um olhar mais atento aos filmes, ressaltando a diversidade de vivências juvenis na tela. A metodologia de estudo utilizada percorre caminhos multidisciplinares. Já a investigação dos filmes é feita de acordo com os procedimentos da análise fílmica, pelo fato desse ferramental possibilitar uma abertura maior para exames de aspectos próprios da linguagem cinematográfica em diálogo com a cultura e com a sociedade. Os resultados obtidos contemplam a ideia inicial deste trabalho e revelam que o cinema brasileiro contemporâneo, além de ser um importante produto de fruição cultural, é também um poderoso replicador de imaginários forjados para/sobre a juventude. Com isso, não apenas contribui para consolidar vivências juvenis construídas midiaticamente, mas se localiza como a própria juventude atual, caracterizada pela infinidade de suas (multi) visões e leituras. Dessa forma, este cinema apresenta uma cartografia plural, imprecisa e difusa sobre o jovem.
Keywords: Cultura
Juventude
Representação
Cinema brasileiro contemporâneo
Linguagem cinematográfica
Cinema - Aspectos socias
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas - 7.00.00.00-0
Ciências Sociais Aplicadas -6.00.00.00-7
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14831
Issue Date: 22-Apr-2014
Appears in Collections:Tese (POSCULTURA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE RODRIGO BOMFIM OLIVEIRA.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.