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dc.contributor.advisorBonfim, Carlos Alberto-
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo Bomfim-
dc.creatorOliveira, Rodrigo Bomfim-
dc.date.accessioned2014-04-22T18:17:43Z-
dc.date.available2014-04-22T18:17:43Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.date.submitted2014-03-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14831-
dc.descriptionRubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva Oliveira-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo principal investigar as representações da juventude no cinema brasileiro contemporâneo. Tem como elemento de estudo seis filmes ficcionais de longa metragem da safra recente do cinema nacional. São eles: Linha de passe (2008), O céu de Suely (2006), Sonhos roubados (2009), As melhores coisas do mundo (2010), Desenrola (2011) e Apenas o fim (2008). Para isso, explora as imbricações entre o cinema nacional e as recorrentes representações de diversas histórias ficcionais protagonizadas por jovens; retoma algumas marcas históricas ligadas às interpretações sobre a categoria social juventude e destaca a emergência dos jovens enquanto atores sociais protagonistas a partir de meados do século XX, bem como, as apropriações de determinados aspectos do “ser jovem no mundo” pelas indústrias culturais. Por fim, para compreender os modos como o cinema atual do Brasil tem representado esses sujeitos, a presente pesquisa lança um olhar mais atento aos filmes, ressaltando a diversidade de vivências juvenis na tela. A metodologia de estudo utilizada percorre caminhos multidisciplinares. Já a investigação dos filmes é feita de acordo com os procedimentos da análise fílmica, pelo fato desse ferramental possibilitar uma abertura maior para exames de aspectos próprios da linguagem cinematográfica em diálogo com a cultura e com a sociedade. Os resultados obtidos contemplam a ideia inicial deste trabalho e revelam que o cinema brasileiro contemporâneo, além de ser um importante produto de fruição cultural, é também um poderoso replicador de imaginários forjados para/sobre a juventude. Com isso, não apenas contribui para consolidar vivências juvenis construídas midiaticamente, mas se localiza como a própria juventude atual, caracterizada pela infinidade de suas (multi) visões e leituras. Dessa forma, este cinema apresenta uma cartografia plural, imprecisa e difusa sobre o jovem.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociaspt_BR
dc.titleCulturas juvenis na tela: representações no cinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFreitas, Ricardo Oliveira de-
dc.contributor.refereesRocha, Marlúcia Mendes da-
dc.contributor.refereesRubim, Linda Silva Oliveira-
dc.contributor.refereesTavares, Maurício Nogueira-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programMultidisciplinar em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas - 7.00.00.00-0pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas -6.00.00.00-7pt_BR
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