Repositorio Dspace

A arte como espaço de reconhecimento étnico racial na educação infantil

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Oliveira, Ana Paula Reis
dc.date.accessioned 2025-11-14T11:38:10Z
dc.date.available 2025-11-14T11:38:10Z
dc.date.issued 2025-05-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43474
dc.description.abstract This research presents an ethnic-racial approach, focused on the arts, with the objective of rescuing black identity through the recognition of the beauty of one's own image, contributing to the acceptance of identity, of students in Group 05 of Education Children's, from the District of Humildes, Limoeiro neighborhood, from Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, in the city of Feira de Santana - Bahia. It was used as a pedagogical tool to work with Afro-Brazilian culture, Afro children's literature, self-portrait and photographic language, substantiating visual art as an element of social representation of reality. Through a fixed institutional project in the school unit whose theme is: Africanities: culture, memories and black identity, activities were carried out with the purpose of legitimizing what the legislation determines about including Afro-Brazilian culture in the school curriculum, by means of law 10.639/03, later changed to 11.645/08 in addition to providing students the perception of their social identities and thus, value black aesthetics, improve their self-esteem and promote discussions in the classroom and in the community in which they are inserted. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Artes pt_BR
dc.subject Lei 11.645/2008 pt_BR
dc.subject Arte na educação pt_BR
dc.subject Educação multicultural - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) pt_BR
dc.subject Pedagogia culturalmente falando pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) pt_BR
dc.subject Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) pt_BR
dc.subject.other Early childhood education pt_BR
dc.subject.other Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject.other Arts pt_BR
dc.subject.other Law 11.645/2008 pt_BR
dc.title A arte como espaço de reconhecimento étnico racial na educação infantil pt_BR
dc.title.alternative Art as a space for ethnic and racial recognition in early childhood education pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Outro pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Leblanc, Paola Barreto
dc.contributor.referee1 Leblanc, Paola Barreto
dc.contributor.referee2 Nunes, Karliane Macedo
dc.contributor.referee3 Ribeiro, Ângela Maria
dc.creator.Lattes https://lattes.cnpq.br/9158874446432102 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta uma abordagem étnico-racial, voltada para as artes, tendo como objetivo valorizar a identidade negra através do reconhecimento da beleza da própria imagem, contribuindo para a construção da identidade dos estudantes do Grupo 05 da Educação Infantil, do Distrito de Humildes, bairro Limoeiro, da Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, na cidade de Feira de Santana - Bahia. Foram utilizadas como ferramentas pedagógicas para trabalhar a cultura afro-brasileira, literaturas afro infantis, autorretrato e a linguagem fotográfica, fundamentando a arte visual como elemento de representação social da realidade. Através de um projeto institucional fixo na unidade escolar que tem como tema: Africanidades: cultura, memórias e identidade negra, foram realizadas atividades com o propósito de legitimar o que a legislação determina sobre incluir a cultura afro - brasileira no currículo escolar, por meio da lei 10.639/03, depois alterada para 11.645/08, além de proporcionar aos discentes a percepção sobre suas identidades socioculturais e assim, valorizar a estética negra, melhorar sua autoestima e promover discussões em sala de aula e na comunidade na qual estão inseridos. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem