Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Oliveira, Ana Paula Reis | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T11:38:10Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T11:38:10Z | |
| dc.date.issued | 2025-05-30 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43474 | |
| dc.description.abstract | This research presents an ethnic-racial approach, focused on the arts, with the objective of rescuing black identity through the recognition of the beauty of one's own image, contributing to the acceptance of identity, of students in Group 05 of Education Children's, from the District of Humildes, Limoeiro neighborhood, from Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, in the city of Feira de Santana - Bahia. It was used as a pedagogical tool to work with Afro-Brazilian culture, Afro children's literature, self-portrait and photographic language, substantiating visual art as an element of social representation of reality. Through a fixed institutional project in the school unit whose theme is: Africanities: culture, memories and black identity, activities were carried out with the purpose of legitimizing what the legislation determines about including Afro-Brazilian culture in the school curriculum, by means of law 10.639/03, later changed to 11.645/08 in addition to providing students the perception of their social identities and thus, value black aesthetics, improve their self-esteem and promote discussions in the classroom and in the community in which they are inserted. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Artes | pt_BR |
| dc.subject | Lei 11.645/2008 | pt_BR |
| dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação multicultural - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia culturalmente falando | pt_BR |
| dc.subject | Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) | pt_BR |
| dc.subject | Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães - Humildes (distrito, Feira de Santana, BA) | pt_BR |
| dc.subject.other | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject.other | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
| dc.subject.other | Arts | pt_BR |
| dc.subject.other | Law 11.645/2008 | pt_BR |
| dc.title | A arte como espaço de reconhecimento étnico racial na educação infantil | pt_BR |
| dc.title.alternative | Art as a space for ethnic and racial recognition in early childhood education | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Leblanc, Paola Barreto | |
| dc.contributor.referee1 | Leblanc, Paola Barreto | |
| dc.contributor.referee2 | Nunes, Karliane Macedo | |
| dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Ângela Maria | |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9158874446432102 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma abordagem étnico-racial, voltada para as artes, tendo como objetivo valorizar a identidade negra através do reconhecimento da beleza da própria imagem, contribuindo para a construção da identidade dos estudantes do Grupo 05 da Educação Infantil, do Distrito de Humildes, bairro Limoeiro, da Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, na cidade de Feira de Santana - Bahia. Foram utilizadas como ferramentas pedagógicas para trabalhar a cultura afro-brasileira, literaturas afro infantis, autorretrato e a linguagem fotográfica, fundamentando a arte visual como elemento de representação social da realidade. Através de um projeto institucional fixo na unidade escolar que tem como tema: Africanidades: cultura, memórias e identidade negra, foram realizadas atividades com o propósito de legitimar o que a legislação determina sobre incluir a cultura afro - brasileira no currículo escolar, por meio da lei 10.639/03, depois alterada para 11.645/08, além de proporcionar aos discentes a percepção sobre suas identidades socioculturais e assim, valorizar a estética negra, melhorar sua autoestima e promover discussões em sala de aula e na comunidade na qual estão inseridos. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |