Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Silva, Lílian Rodrigues da | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T11:12:04Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T11:12:04Z | |
| dc.date.issued | 2025-05-30 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43471 | |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to activate the Bumba Meu Boi procession (cortejo) in basic education, integrating it into the school pedagogical context. Over the course of three years of experience, the study documents the trajectory of the insertion of Bumba Meu Boi into educational practices, offering pedagogical proposals for its implementation. The research analyzes the results obtained with this practice, observing the procedures adopted, the challenges faced, the successes achieved, and, based on these observations, makes adjustments to the pedagogical strategies. The development of the methodology included a detailed investigation of the Bumba Meu Boi tradition, with emphasis on its specificities in Maceió and the metropolitan region, specifically in Marechal Deodoro. This work stands as the first dossier dedicated to Bumba Meu Boi in Alagoas and combines affective memory with theoretical, pedagogical, and musical knowledge, providing an analysis of the formation of the procession and the possibilities of its insertion into the school environment, including local cultural knowledge in basic education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bumba Meu Boi | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Bumba meu Boi - Marechal Deodoro (AL) | pt_BR |
| dc.subject | Folclore - Folguedos - Marechal Deodoro (AL) | pt_BR |
| dc.subject.other | Bumba Meu Boi | pt_BR |
| dc.subject.other | Education | pt_BR |
| dc.title | Seu silêncio incomoda meu barulho: ativando o cortejo de Bumba meu Boi em Marechal Deodoro/AL | pt_BR |
| dc.title.alternative | Your silence disturbs my noise: activating the Bumba Meu Boi procession in Marechal Deodoro/AL | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Figueiró, Cristiano Severo | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290575455869096 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Figueiró, Cristiano Severo | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290575455869096 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Luiz Claudio Cajaiba | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0761880728739284 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Marcos dos Santos | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1819825806244802 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Gianini, Marcelo | |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288167787924464 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6003524146486478 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo ativar o cortejo do Bumba Meu Boi na educação básica, integrando-o ao contexto pedagógico escolar. Ao longo de três anos de experiência, o estudo documenta a trajetória da inserção do Bumba Meu Boi nas práticas educacionais, oferecendo propostas pedagógicas para sua implementação. A pesquisa analisa os resultados obtidos com essa prática, observando os procedimentos adotados, os desafios enfrentados, os sucessos alcançados, e com base nessas observações, realiza ajustes nas estratégias pedagógicas. O desenvolvimento da metodologia incluiu uma investigação detalhada da tradição do Bumba Meu Boi, com ênfase nas suas particularidades em Maceió e na região metropolitana, especificamente em Marechal Deodoro. O trabalho se mostra como o primeiro dossiê dedicado ao Bumba Meu Boi em Alagoas e combina memória afetiva com conhecimento teórico, pedagógico e musical, proporcionando uma análise sobre a formação do cortejo e as possibilidades de sua inserção no ambiente escolar, incluindo saberes culturais locais na educação básica. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |