Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Alves, Carolina de Melo Contreiras | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T17:10:17Z | |
| dc.date.available | 2025-11-12T17:10:17Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-25 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43460 | |
| dc.description.abstract | This study aimed to describe the sociodemographic profile and the initial demands of undergraduate students assisted by the Pedagogical and Psychosocial Support Center (NAPP) at the School of Nursing of the Federal University of Bahia (UFBA), between 2018 and 2023. This documentary research analyzed 94 intake forms, using Atlas.ti software for data categorization. The findings revealed that most of the students assisted were cisgender women, Black, single, aged between 21 and 25, originally from Salvador and the interior of Bahia, and concentrated in the early semesters of the course. The most frequent initial demands were in the field of Psychology, followed by Pedagogy and Social Work. The analysis of the co-occurrence between sociodemographic profile and demands shows that Black, low-income students from the interior accounted for the largest number of cases, especially regarding psychological and social dimensions. The results reinforce the importance of institutional policies of support and of multiprofessional centers such as NAPP, which act in an integrated manner to promote student retention and well-being in higher education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
| dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
| dc.subject | Aapoio psicossocial | pt_BR |
| dc.subject | Permanência universitária | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior público | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior - Aspectos sociais | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes - Programas de assistência | pt_BR |
| dc.subject | Enfermagem - Estudo e ensino - Salvador (BA) | pt_BR |
| dc.subject | Escola de Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.subject.other | Student assistance | pt_BR |
| dc.subject.other | Mental health | pt_BR |
| dc.subject.other | Psychosocial support | pt_BR |
| dc.subject.other | University retention | pt_BR |
| dc.subject.other | Public higher education. | pt_BR |
| dc.subject.other | Higher education - Social aspects | pt_BR |
| dc.subject.other | Students - Assistance Programs | pt_BR |
| dc.subject.other | Nursing - Study and teaching - Salvador (BA) | pt_BR |
| dc.subject.other | School of Nursing | pt_BR |
| dc.subject.other | Federal University of Bahia | pt_BR |
| dc.title | Perfil das Demandas das(os) Estudantes Atendidas(os) Pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.title.alternative | Profile of the Demands of Students Served by the Pedagogical and Psychosocial Support Center of the School of Nursing at the Federal University of Bahia | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Adriana Miranda | |
| dc.contributor.advisor-co1 | Carmo, Maria Beatriz Barreto do | |
| dc.contributor.referee1 | Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia | |
| dc.contributor.referee2 | Daltro, Mônica Ramos | |
| dc.contributor.referee3 | Caputo, Maria Constatina | |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9240-7382 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2444081547041552 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo descrever o perfil sociodemográfico e as demandas iniciais das(os) estudantes de graduação atendidas(os) pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre os anos de 2018 e 2023. A pesquisa de natureza documental analisou 94 fichas de atendimento, utilizando o software Atlas.ti para categorização das informações. Os dados revelaram que a maioria das(os) estudantes atendidas(os) é composta por mulheres cisgênero, negras(os), solteiras(os), com idade entre 21 e 25 anos, oriundas(os) de Salvador e do interior da Bahia, concentradas(os) nos primeiros semestres do curso. As demandas iniciais mais frequentes foram da área da Psicologia, seguidas da Pedagogia e do Serviço Social. A análise da coocorrência entre perfil sociodemográfico e demandas evidencia que estudantes negras(os), de baixa renda e oriundos do interior concentram maior número de atendimentos, sobretudo nas dimensões psicológica e social. Os resultados reforçam a importância de políticas institucionais de acolhimento e de núcleos multiprofissionais como o NAPP, que atuem de forma integrada na promoção da permanência e do bem-estar dos estudantes no ensino superior. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |