Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | Generoso, Jéssica Márcia Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T16:59:34Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T16:59:34Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-23 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43437 | |
| dc.description.abstract | This research, developed within the scope of the Professional Master’s Program in Dance at the Federal University of Bahia (UFBA), proposes the creation of a transdisciplinary didactic material based on Afro-Brazilian dances, aimed at Basic Education teachers, especially those working in Early Childhood Education. The study emerges from the development of the Dança Afrormativa methodology, which interweaves ancestral knowledge, corporeality, orality, and playfulness as pedagogical and political pillars. Grounded in an Afro-referenced approach and guided by action research methodology, this investigation is built through formative experiences, sensitive listening, and exchanges with educators, artists, and traditional masters. It seeks to support teachers in the effective implementation of Law 10.639/03 — whose enforcement, more than two decades after its enactment, remains largely limited to isolated commemorative activities. This proposal understands Afro-Brazilian dance not only as an artistic language, but also as ancestral technology, an educational tool, and a bridge for identity reconnection for children, youth, and adults. Inspired by the epistemologies of Leda Maria Martins (2021), who conceives the body as a projector of memories; the principles of Pretagogia by Sandra Petit (2015); the Afro-civilizational values outlined by Azoilda Loretto (2010); and the National Common Curricular Base (BNCC), this research reaffirms the Black body as a territory of resistance and knowledge production. Quebra Cabaças, Espalha Sementes ("Breaks Gourds, Spreads Seeds") is a pedagogical gesture that breaks silences, fertilizes the soil of schools, and sows worlds where Black belonging blossoms with identity, affection, and strength. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dança afro-brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
| dc.subject.other | Afro-Brazilian dance | pt_BR |
| dc.subject.other | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject.other | Ancestry | pt_BR |
| dc.subject.other | Teacher training | pt_BR |
| dc.subject.other | antiracist pedagogy | pt_BR |
| dc.subject.other | Law 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject.other | Memory | pt_BR |
| dc.subject.other | Dance in education | pt_BR |
| dc.title | Quebra cabaças, espalha sementes: cultivando saberes afrorreferenciados e práticas educativas em dança | pt_BR |
| dc.title.alternative | Breaking gourds, spreading seeds: cultivating Afro-referenced knowledge and educational practices in dance. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Clécia Maria Aquino de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9987172748304177 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Queiroz, Clécia Maria Aquino de | |
| dc.contributor.referee2 | Ferraz, Fernando Marques Camargo de | |
| dc.contributor.referee3 | Vilaça, Aline Serzerdello | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9001548041524373 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, propõe a construção de um material didático transdisciplinar com base nas danças afro-brasileiras, voltado para docentes do Ensino Básico, especialmente da Educação Infantil. O estudo parte da criação da metodologia Dança Afrormativa, que articula saberes ancestrais, corporeidade, oralidade e ludicidade como eixos pedagógicos e políticos. Sustentada por uma abordagem afrorreferenciada e pela metodologia da pesquisa-ação, a investigação se constrói a partir de vivências formativas, escuta sensível e trocas com educadores, artistas e mestres populares, visando capacitar professores no cumprimento efetivo da Lei 10.639/03 – cuja implementação, passadas mais de duas décadas, permanece limitada a ações pontuais em datas comemorativas. A proposta compreende a dança afro-brasileira não apenas como linguagem artística, mas como tecnologia ancestral, dispositivo educativo e ponte de reconexão identitária para crianças, jovens e adultos. Inspirada nas epistemologias de Leda Maria Martins (2021), que concebe o corpo como projetor de memórias, nos fundamentos da Pretagogia, de Sandra Petit (2015), nos valores Afro-civilizatórios de Azoilda Loretto (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa reafirma o corpo negro como território de resistência e produção de conhecimento. Quebra Cabaças, Espalha Sementes é um gesto pedagógico que rompe silêncios, fertiliza o chão da escola e semeia mundos onde o pertencimento negro floresce com pertencimento, afeto e potência. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
| dc.type.other | Material Didático e Instrucional | pt_BR |
| dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
| dc.type.production | Técnica | pt_BR |
| dc.type.production-subtype | DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL | pt_BR |