Repositorio Dspace

Quebra cabaças, espalha sementes: cultivando saberes afrorreferenciados e práticas educativas em dança

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Generoso, Jéssica Márcia Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-11-10T16:59:34Z
dc.date.available 2025-11-10T16:59:34Z
dc.date.issued 2025-07-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43437
dc.description.abstract This research, developed within the scope of the Professional Master’s Program in Dance at the Federal University of Bahia (UFBA), proposes the creation of a transdisciplinary didactic material based on Afro-Brazilian dances, aimed at Basic Education teachers, especially those working in Early Childhood Education. The study emerges from the development of the Dança Afrormativa methodology, which interweaves ancestral knowledge, corporeality, orality, and playfulness as pedagogical and political pillars. Grounded in an Afro-referenced approach and guided by action research methodology, this investigation is built through formative experiences, sensitive listening, and exchanges with educators, artists, and traditional masters. It seeks to support teachers in the effective implementation of Law 10.639/03 — whose enforcement, more than two decades after its enactment, remains largely limited to isolated commemorative activities. This proposal understands Afro-Brazilian dance not only as an artistic language, but also as ancestral technology, an educational tool, and a bridge for identity reconnection for children, youth, and adults. Inspired by the epistemologies of Leda Maria Martins (2021), who conceives the body as a projector of memories; the principles of Pretagogia by Sandra Petit (2015); the Afro-civilizational values outlined by Azoilda Loretto (2010); and the National Common Curricular Base (BNCC), this research reaffirms the Black body as a territory of resistance and knowledge production. Quebra Cabaças, Espalha Sementes ("Breaks Gourds, Spreads Seeds") is a pedagogical gesture that breaks silences, fertilizes the soil of schools, and sows worlds where Black belonging blossoms with identity, affection, and strength. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Dança afro-brasileira pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ancestralidade pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Antirracismo pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Dança na educação pt_BR
dc.subject.other Afro-Brazilian dance pt_BR
dc.subject.other Early childhood education pt_BR
dc.subject.other Ancestry pt_BR
dc.subject.other Teacher training pt_BR
dc.subject.other antiracist pedagogy pt_BR
dc.subject.other Law 10.639/03 pt_BR
dc.subject.other Memory pt_BR
dc.subject.other Dance in education pt_BR
dc.title Quebra cabaças, espalha sementes: cultivando saberes afrorreferenciados e práticas educativas em dança pt_BR
dc.title.alternative Breaking gourds, spreading seeds: cultivating Afro-referenced knowledge and educational practices in dance. pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Queiroz, Clécia Maria Aquino de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9987172748304177 pt_BR
dc.contributor.referee1 Queiroz, Clécia Maria Aquino de
dc.contributor.referee2 Ferraz, Fernando Marques Camargo de
dc.contributor.referee3 Vilaça, Aline Serzerdello
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9001548041524373 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, propõe a construção de um material didático transdisciplinar com base nas danças afro-brasileiras, voltado para docentes do Ensino Básico, especialmente da Educação Infantil. O estudo parte da criação da metodologia Dança Afrormativa, que articula saberes ancestrais, corporeidade, oralidade e ludicidade como eixos pedagógicos e políticos. Sustentada por uma abordagem afrorreferenciada e pela metodologia da pesquisa-ação, a investigação se constrói a partir de vivências formativas, escuta sensível e trocas com educadores, artistas e mestres populares, visando capacitar professores no cumprimento efetivo da Lei 10.639/03 – cuja implementação, passadas mais de duas décadas, permanece limitada a ações pontuais em datas comemorativas. A proposta compreende a dança afro-brasileira não apenas como linguagem artística, mas como tecnologia ancestral, dispositivo educativo e ponte de reconexão identitária para crianças, jovens e adultos. Inspirada nas epistemologias de Leda Maria Martins (2021), que concebe o corpo como projetor de memórias, nos fundamentos da Pretagogia, de Sandra Petit (2015), nos valores Afro-civilizatórios de Azoilda Loretto (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa reafirma o corpo negro como território de resistência e produção de conhecimento. Quebra Cabaças, Espalha Sementes é um gesto pedagógico que rompe silêncios, fertiliza o chão da escola e semeia mundos onde o pertencimento negro floresce com pertencimento, afeto e potência. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Dança pt_BR
dc.type.other Material Didático e Instrucional pt_BR
dc.type.degree Bacharelado pt_BR
dc.type.production Técnica pt_BR
dc.type.production-subtype DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem