DSpace/Manakin Repository

Leitura literária: por uma experiência afetiva para o estudante

Mostrar registro simples

dc.creator Santos, João Carlos Araújo dos
dc.date.accessioned 2025-06-10T01:48:22Z
dc.date.available 2025-06-10T01:48:22Z
dc.date.issued 2021-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42276
dc.description.abstract The current study was conceived based on a question that has always troubled me as a teacher of Portuguese language and primary school literature: why is there a strong student demotivation with reading work, especially with literary texts? Beforehand, not only because of my teaching experience in the classroom, over 29 years, but also based on research in this field, I understand that teaching practices, as mediators between the literary text and the student, have a relevant role in the problem of teaching mentioned above. Therefore, to minimize this student's lack of motivation with reading in the school environment, this project aims to propose methodological practices of literary reading as an affective experience for the student, leading him to the formation of a critical-reflective reader, considering not only their educational needs peculiar to Elementary School II students, but also their artistic and cultural identities. Therefore, a Didactic Sequence is proposed here that contemplates the reading of literary texts that potentially provoke these students to recognize themselves as subjects immersed in a given sociocultural reality, considering Literary Literacy. Thus, an experience with the most affective school literary reading for this student is sought. Therefore, it is noteworthy that the theoretical framework was built following Street (2014); Rojo (2009); Marcuschi (2003); Soares (2008); Kleiman (1995; 2000; 2005; 2016) with regard to literacy; Cosson (2018); Compagnon (2006); Dalvi (2013); Rouxel (2013); Rezende (2013) about conceptual and methodological aspects of teaching literature in basic education; Novikoff & Cavalcanti (2015) with regard to thinking about the power of affections in and for education; finally, Oliveira & Candau (2010) in their considerations on decolonial pedagogy. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Leitura (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Incentivo à leitura pt_BR
dc.subject Interesses na leitura pt_BR
dc.subject Educação afetiva pt_BR
dc.subject.other Literary literacy pt_BR
dc.subject.other Affection pt_BR
dc.subject.other Reader training pt_BR
dc.title Leitura literária: por uma experiência afetiva para o estudante pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Mattos, Lavínia Neves dos Santos
dc.contributor.referee1 Mattos, Lavínia Neves dos Santos
dc.contributor.referee2 Muniz, Márcio Ricardo Coelho
dc.contributor.referee3 Novaes, Cláudio Cledson
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8392257000699343 pt_BR
dc.description.resumo O atual estudo foi concebido a partir de um questionamento que sempre me inquietou como professor de língua portuguesa e literatura do ensino básico: por que existe uma forte desmotivação do estudante com o trabalho de leitura escolar, especialmente com o texto literário? De antemão, não só pela minha experiência docente em sala de aula, ao longo de 29 anos, como também alicerceado em pesquisas nesse campo, entendo que as práticas docentes, como mediadoras entre o texto literário e o estudante, possuem papel relevante no problema de ensino supracitado. Por isso, para minorar essa referida desmotivação do estudante com a leitura no ambiente escolar, este estudo tem como objetivo maior propor práticas metodológicas de leitura literária como uma experiência afetiva para o estudante, conduzindo-o à formação de um leitor crítico-reflexivo, considerando não só as suas necessidades educacionais peculiares a estudantes do Ensino Fundamental II, como também as suas identidades artístico-culturais. Diante disso, propõe-se aqui uma Sequência Didática que contemple a leitura de textos literários que potencialmente provoquem esses estudantes a se reconhecerem como sujeitos imersos em uma dada realidade sociocultural, considerando o Letramento Literário. Busca-se assim uma experiência com a leitura literária escolar mais afetiva para esse estudante. Para tanto, ressalta se que o referencial teórico foi construído orientando-se por Street (2014); Rojo (2009); Marcuschi (2003); Soares (2008); Kleiman (1995; 2000; 2005; 2016) no que tange aos letramentos; Cosson (2018); Compagnon (2006); Dalvi (2013); Rouxel (2013); Rezende (2013) a respeito de aspectos conceituais e metodológicos do ensino de literatura na educação básica; Novikoff & Cavalcanti (2015) no que diz respeito a pensar a potência dos afetos na e para a educação; por fim, Oliveira & Candau (2010) nas suas considerações sobre pedagogia decolonial. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Letras pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples