Repositorio Dspace

Lendo e produzindo resenhas na escola: da perspectiva do gênero discursivo e da revisão recursiva

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Marques, Bruno Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-06-06T10:59:17Z
dc.date.available 2025-06-06T10:59:17Z
dc.date.issued 2021-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42254
dc.description.abstract The present dissertation is situated in the field of studies of textual production in school and uses the reading and production of reviews as a way of supporting the teaching of language and textual production from the discursive genres, and the review as a resource of production, from the perspective of writing as a process, through an intervention proposal. This work consists of two fundamental parts: the first, memorialistic, presents the human being and the researcher behind the research, his teacher training course and the context of the place, time and people in which the intervention project was born. The second presents a study of language teaching and its resources in textual production and a proposal for intervention in the production of discursive genres to reflect a possible contribution of recursive review in the qualification of writing based on the teaching of review through a didactic sequence. Therefore, starting from the choice of the review because it is a discursive genre that has important social functions according to Goldstein, Louzada, Ivamoto (2009) and Melo (2003), this work was based on the conception of writing as a process (OLIVEIRA , 2010) and the result of social interaction (FIAD, 2006), in the treatment of the review as a resource for production (GARCEZ, 1998), in the reflection of the dialogic aspect of the text from Bakhtin (2003) and Antunes (2003), in the perspective of literacies practices observed by Soares (1998), Kleiman (1995) and Brian Vincent Street (2014), in the exposition of the review from the perspective of linguistic analysis from the studies of Geraldi (1996 and 1997) and in the basis of language teaching through the discursive genres defended by Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008). pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Memorial pt_BR
dc.subject Revisão recursiva pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Resenha pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject.other Memorial pt_BR
dc.subject.other Recursive review pt_BR
dc.subject.other Discursive genres pt_BR
dc.subject.other Review pt_BR
dc.subject.other Writing pt_BR
dc.subject.other Text production pt_BR
dc.title Lendo e produzindo resenhas na escola: da perspectiva do gênero discursivo e da revisão recursiva pt_BR
dc.title.alternative Discursive genre and recursive review: a work proposal with the review in Elementary School pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.contributor.advisor1 Oliveira, Daniele de
dc.contributor.referee1 Oliveira, Daniele de
dc.contributor.referee2 Mattos, Lavínia Neves dos Santos
dc.contributor.referee3 Pereira, Monalisa de Aguiar Reis
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4223018151209842 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação situa-se no campo dos estudos da produção textual na escola e utiliza a leitura e a produção de resenhas, como forma de embasar o ensino da língua e da produção textual a partir dos gêneros discursivos, e a revisão como recurso da produção, na perspectiva da escrita enquanto processo, através de proposta de intervenção. Este trabalho está constituído em duas partes fundamentais: a primeira, memorialística, apresenta o ser humano e o pesquisador por trás da pesquisa, seu percurso de formação docente e o contexto do lugar, do tempo e das pessoas em que nasceu o projeto de intervenção. A segunda, apresenta estudo do ensino da língua e de seus recursos na produção textual e proposta de intervenção na produção de gêneros discursivos para refletir uma possível contribuição da revisão recursiva na qualificação da escrita utilizando como base o ensino da resenha por meio de sequência didática. Para tanto, partindo da escolha da resenha por se tratar de um gênero discursivo que possui importantes funções sociais de acordo com Goldstein, Louzada, Ivamoto (2009) e Melo (2003), fundamentou-se esse trabalho na concepção da escrita enquanto processo (OLIVEIRA, 2010) e fruto de interação social (FIAD, 2006), no tratamento da revisão enquanto recurso para produção (GARCEZ, 1998), na reflexão do aspecto dialógico do texto a partir de Bakhtin (2003) e Antunes (2003), na perspectiva das práticas de letramentos observadas por Soares (1998), Kleiman (1995) e Brian Vincent Street (2014), na exposição da revisão na perspectiva da análise linguística a partir dos estudos de Geraldi (1996 e 1997) e no embasamento do ensino da língua através dos gêneros discursivos defendido por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Letras pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem