Repositorio Dspace

Uma proposta de estímulo à produção de provas por meio de atividades investigativas em ambientes de geometria dinâmica.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Anjos, Pitágoras Vasconcelos dos
dc.date.accessioned 2025-06-06T10:24:21Z
dc.date.available 2025-06-06T10:24:21Z
dc.date.issued 4-04
dc.identifier.citation ANJOS, Pitágoras Vasconcelos dos. Uma proposta de estímulo à produção de provas por meio de atividades investigativas em ambientes de geometria dinâmica. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Matemática ) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42251
dc.description.abstract Demonstration is an important element in the history of mathematics, it is responsible for validating an argument, explaining, communicating constructed mathematics and even stimulating new ones. However, we noticed that the approach to validation processes occupies little space in school mathematics, in the guiding documents and even in academic research. Considering the practice of teachers who want to address these processes in the classroom, we undertook an educational development research project with a qualitative approach that aims to develop tasks of an investigative nature in dynamic geometry environments in order to contribute to the construction of mathematical proof in problems relating to triangle inequalities. Such tasks were organized into a didactic sequence that was applied to 5 students participating in the Mais Estudo project in the state education school system of Bahia. The results were interpreted in the light of our theoretical framework, which is aligned with Balacheff’s (2000) conceptions of proof and demonstration, as well as his typology of proofs in terms of the arguments used by students to validate their conjectures. We verified that the didactic sequence produced made it possible to stimulate the formation of conjectures and the production of proofs typified as naive empiricism in all the participants and crucial exemple. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Prova pt_BR
dc.subject Demonstração pt_BR
dc.subject Geometria dinâmica pt_BR
dc.subject Tarefas de investigação pt_BR
dc.subject.other Proof pt_BR
dc.subject.other Demonstration pt_BR
dc.subject.other Dynamic geometry pt_BR
dc.subject.other Investigation tasks pt_BR
dc.title Uma proposta de estímulo à produção de provas por meio de atividades investigativas em ambientes de geometria dinâmica. pt_BR
dc.title.alternative A proposal to stimulate the production of evidence through investigative activities in dynamic geometry environments. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.contributor.advisor1 Cassol, Mariana
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-6899-553X pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0210179544268735 pt_BR
dc.contributor.referee1 Cassol, Mariana
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-6899-553X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0210179544268735 pt_BR
dc.contributor.referee2 Santos, Graça Luzia Dominguez
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3639370527164019 pt_BR
dc.contributor.referee3 Souza, Jamille Vilas Bôas de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3517701646136868 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4402406522333824 pt_BR
dc.description.resumo A demonstração é um importante elemento da história da matemática, ela é responsável por validar um argumento, explicar, comunicar a matemática construída e até mesmo estimular novas. Contudo, notamos que a abordagem de processos de validação ocupa pouco espaço na matemática escolar, nos documentos norteadores e até mesmo nas pesquisas acadêmicas. Tendo em vista a prática do professor que pretende abordar tais processos em sala de aula, empreendemos uma pesquisa de desenvolvimento educacional de abordagem qualitativa que tem como objetivo desenvolver tarefas de natureza investigativa em ambientes de geometria dinâmica de modo a contribuir com a construção da prova matemática em problemas relativos às desigualdades no triângulo. Tais tarefas foram organizadas em uma sequência didática que foi aplicada com 5 estudantes participantes do projeto Mais Estudo da rede estadual de educação da Bahia. Os resultados foram interpretados à luz do nosso quadro teórico que se alinha às concepções de prova e demonstração de Balacheff (2000), assim como à sua tipologia de provas quanto aos argumentos usados pelos estudantes para validar as suas conjecturas. Verificamos que a sequência didática produzida possibilitou o estímulo à formulação de conjecturas e na produção de provas tipificadas como empirismo ingênuo e experimento crucial. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Matemática pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem