Repositorio Dspace

Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Mattos, Leandro da Silva de
dc.date.accessioned 2025-02-13T13:42:44Z
dc.date.available 2025-02-13T13:42:44Z
dc.date.issued 6-06
dc.identifier.citation MATTOS, Leandro da Silva de. Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41206
dc.description.abstract This paper examines the arithmetic of digit sums in the teaching and learning process in elementary and high school. The arithmetic of digit sums is equivalent to the arithmetic modulus 9, with the difference being the number 9 with remainder 0. We create patterns (geometric figures) with the sums of digits, with the help of GeoGebra. We also show that some figures can be made on graph paper. Although teaching patterns is a challenge for teachers, this paper aims to share the methodology adopted in order to contribute with practical experience in teaching algebra in the classroom. Keywords: Sum of digits, Patterns, GeoGebra. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Soma dos dígitos pt_BR
dc.subject Padrões pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject.other Sum of digits pt_BR
dc.subject.other Patterns pt_BR
dc.subject.other Mathematics pt_BR
dc.subject.other GeoGebra pt_BR
dc.title Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões. pt_BR
dc.title.alternative Arithmetic of the sum of digits and a proposal for teaching using patterns. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Yartey, Joseph Nee Anyah
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-8262-0486 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3102354032483439 pt_BR
dc.contributor.referee1 Yartey, Joseph Nee Anyah
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-8262-0486 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3102354032483439 pt_BR
dc.contributor.referee2 Mello, Vinicius Moreira
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6330-9847 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 pt_BR
dc.contributor.referee3 Santana, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6104538466948323 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5549609565495680 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho examina a aritmética das somas de dígitos no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio. A aritmética das somas dos dígitos equivale ao módulo aritmético 9, sendo a diferença o número 9 com resto 0. Criamos padrões (figuras geométricas) com as somas dos dígitos, com a ajuda do GeoGebra. Mostramos também que algumas figuras podem ser feitas em papéis quadriculados. Embora o ensino dos padrões o seja um desafio para os professores, este trabalho tem como objetivo compartilhar a metodologia adotada a fim de contribuir com a experiência prática no ensino de álgebra em sala de aula. Palavras-chave: Soma dos dígitos, Padrões, GeoGebra. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Matemática pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem