DSpace/Manakin Repository

Reflexão e compreensão crítica na educação financeira: uma sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal

Mostrar registro simples

dc.creator Reis, Olívia do Carmo
dc.date.accessioned 2025-01-20T11:41:18Z
dc.date.available 2025-01-20T11:41:18Z
dc.date.issued 2024-12-16
dc.identifier.citation REIS, Olívia do Carmo. Reflexão e compreensão crítica na educação financeira: uma sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40923
dc.description.abstract This dissertation presents a proposed didactic sequence on the impact of taxes on per- sonal budgeting, aiming to promote students’ financial education and stimulate their understanding and critical reflection. In addition to promoting financial education, the sequence aims to foster a deeper understanding of the topic and encourage students to adopt a critical and active stance toward financial issues that directly affect their lives. The proposal is developed through the lens of Critical Mathematical Education, which seeks not only the understanding of mathematical concepts but also the application of this knowledge to analyze and question financial and social structures. The research adopts a qualitative approach, as advocated by Bogdan and Biklen (1994), aiming to understand students’ experiences and perceptions regarding the didactic sequence, deepening the understanding of the knowledge-building process and the development of critical thinking. Based on these assumptions, the present research used questionnaires, practical activities, participant observation, and analysis of student productions to collect detailed data on their experiences. During the implementation of the didactic sequence, an initial difficulty was observed in students’ understanding of some concepts; however, there was a growing interest in mastering these contents and enhancing their financial planning skills. Further- more, students showed an increasing awareness of the importance of a fair and equitable tax burden. The tasks designed and the guidelines provided to the teachers constitute an educational product to be used in mathematics classes, promoting a critical approach to financial education. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Orçamento pessoal pt_BR
dc.subject Impostos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject.other Financial education pt_BR
dc.subject.other Personal budget pt_BR
dc.subject.other Taxes pt_BR
dc.subject.other Mathematics pt_BR
dc.title Reflexão e compreensão crítica na educação financeira: uma sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal pt_BR
dc.title.alternative Reflection and critical understanding in financial education: a didactic sequence on the impact of taxes on the personal budget pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Silva, Rita de Cássia de Jesus
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6914656210670296 pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Rita de Cássia de Jesus
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6914656210670296 pt_BR
dc.contributor.referee2 Ribeiro, Joilson Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8311969786457691 pt_BR
dc.contributor.referee3 Jesus, Ives Lima de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8844617374338091 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7311035636221002 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma proposta de sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal com o objetivo de promover a educação financeira dos estudantes e estimular sua compreensão e reflexão crítica. Além de promover a educação financeira, a sequência visa estimular uma compreensão mais aprofundada sobre o tema e incentivar os estudantes a terem uma postura crítica e ativa diante de questões financeiras que impactam diretamente suas vidas. A proposta é desenvolvida sob a ótica da Educação Matemática Crítica, que busca não apenas o entendimento de conceitos matemáticos, mas também a aplicação desses conhecimentos para analisar e questionar as estruturas financeiras e sociais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tal como defendida por Bogdan e Biklen (1994), que busca compreender as experiências e percepções dos estudantes em relação à sequência didática, aprofundando a compreensão sobre o processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento do pensamento crítico. A partir destes pressupostos, a presente pesquisa utilizou questionários, atividades práticas, observação participante e análise de produções para coletar dados detalhados sobre as experiências dos estudantes. Durante a implementação da sequência didática, observou-se inicialmente uma dificuldade dos estudantes em compreender alguns conceitos, porém houve um crescente interesse em dominar esses conteúdos e aprimorar suas habilidades de planejamento financeiro. Além disso, os estudantes demonstraram uma conscientização cada vez maior sobre a importância de uma carga tributária justa e equitativa. As tarefas elaboradas e as orientações fornecidas para os professores constituem um produto educacional a ser utilizado nas aulas de matemática, promovendo uma abordagem crítica da educação financeira. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Matemática pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples