Repositorio Dspace

Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do GeoGebraBook

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Cunha Filho, Lourivaldo Lacerda da
dc.date.accessioned 2024-04-19T15:10:42Z
dc.date.available 2024-04-19
dc.date.available 2024-04-19T15:10:42Z
dc.date.issued 2024-01-23
dc.identifier.citation CUNHA FILHO, Lourivaldo Lacerda da. Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do Geogebrabook. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39292
dc.description.abstract The present work is a teaching proposal about the theme of Geometric Loci, aimed at Basic Education teachers, prepared with the help of GeoGebraBook and the GeoGebra software. Contextualized and interactive, this proposal seeks, through mathematical investigation and Dynamic Geometry resources, to explore the theme in question gradually and softly, without losing sight of mathematical rigor, and placing the reader (teacher/student) as an active agent in the learning process. It was divided into two parts: one addressing Elementary Education, composed of basic geometric loci (circle, perpendicular bisector, angle bisector, pair of parallel lines, and arc capable), as well as the method of geometric loci and the notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter, and orthocenter); and the other addressing High School, related to the study of conics (ellipse, hyperbola, and parabola), exploring their respective definitions, elements, eccentricities, as well as construction methods, and also the method of geometric loci. It is worth noting that the work was substantially developed in the field of Synthetic Geometry, where, through the properties of geometric figures and the relationships between their elements, the beauty of Geometry is highlighted. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Lugares geométricos pt_BR
dc.subject GeoGebraBook pt_BR
dc.subject Cônicas pt_BR
dc.subject Geometria sintética pt_BR
dc.subject.other Geometric loci pt_BR
dc.subject.other GeoGebraBook pt_BR
dc.subject.other Conical pt_BR
dc.subject.other Synthetic geometry pt_BR
dc.title Lugares geométricos na educação básica: uma proposta de ensino com o aporte do GeoGebraBook pt_BR
dc.title.alternative Geometric loci in basic education: a teaching proposal with the support of GeoGebraBook pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIAL pt_BR
dc.contributor.advisor1 Mandolesi, André Luís Godinho
dc.contributor.advisor1ID 0000-0002-5329-7034 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1025347202189826 pt_BR
dc.contributor.referee1 Mandolesi, André Luís Godinho
dc.contributor.referee1ID 0000-0002-5329-7034 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1025347202189826 pt_BR
dc.contributor.referee2 Mello, Vinícius Moreira
dc.contributor.referee2ID 0000-0001-6330-9847 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 pt_BR
dc.contributor.referee3 Cattai, Adriano Pedreira
dc.contributor.referee3ID 0000-0002-6171-6585 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9638346530670338 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2809770358780219 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino sobre o tema Lugares Geométricos, voltada para professores da Educação Básica, elaborada com o auxílio do GeoGebraBook e do software GeoGebra. Contextualizada e interativa, tal proposta busca explorar o tema em questão através da investigação matemática e dos recursos da Geometria Dinâmica, de maneira gradual e amena, sem perder de vista o rigor matemático, e colocando o leitor (professor/aluno) como agente ativo no processo de aprendizagem. Procurou-se dividi-la em duas partes: uma que atendesse ao Ensino Fundamental, composta dos lugares geométricos básicos (circunferência, mediatriz, bissetriz, par de paralelas e arco capaz), além do método dos lugares geométricos e dos pontos notáveis de um triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro); e a outra, que atendesse ao Ensino Médio, referente ao estudo das cônicas (elipse, hipérbole e parábola), explorando suas respectivas definições, elementos, excentricidades, bem como as formas de construção e, também, o método dos lugares geométricos. Convém salientar que o trabalho foi desenvolvido substancialmente no domínio da Geometria Sintética, onde buscou-se, através das propriedades das figuras geométricas e das relações entre seus elementos, mostrar o quão é bela a Geometria. pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Matemática pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem