Resumen:
Introdução: a elevada prevalência de distúrbio de voz relacionado ao trabalho
(DVRT) em docentes levou o grupo de pesquisa associado à extensão
TRASSADO a desenvolver estratégias que protegessem a voz de professores
dos agravos impostos pelas condições de trabalho inadequadas, sobretudo a
sobrecarga vocal. Com os desfechos positivos, elaboraram uma cartilha
educativa para viabilizar o acesso das técnicas aos cuidados em saúde.
Adicionalmente, desenvolveram ferramentas em ciberespaços a fim de
contemplar um número maior de docentes por meio de ambiente virtual.
Objetivo: consistiu na criação de materiais educativos, impresso e virtual,
sobre estratégias protetoras da voz do professor e divulgação de ações para
melhoria das condições de trabalho docente. Metodologia: durante a vigência
da bolsa (outubro/dezembro 2018) foi construída uma cartilha, a qual foi
apresentada e discutida com professores em rodas de conversas. Resultados:
o protótipo inicial de cartilha foi discutido e ajustado a partir das sugestões
realizadas. Adicionalmente, foi desenvolvido um blog com o domínio
TRASSADO, no qual será disponibilizada a sua versão impressa, juntamente
com vídeos instrucionais por meio do endereço https://trassado.blogspot.com.
Conclusão: a cartilha educativa com as estratégias protetoras da voz do
professor, a metodologia de rodas de conversa, as ferramentas audiovisuais e
em ciberespaço podem contribuir não só para orientar o público-alvo sobre os
cuidados com a voz, mas também para despertar/fortalecer reflexões coletivas
acerca de melhores condições de saúde e trabalho para a categoria docente.
Descripción:
Resultados do desenvolvimento de plano de trabalho “Estratégias Protetoras da Voz: elaboração de uma cartilha educativa”, realizado por intermédio do Edital PAEXDoc 2018, vinculado ao Projeto de Extensão SIATEX nº 8223 “Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor” para fins de registro no Repositório Institucional da UFBA.