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Estratégias protetoras da voz: elaboração de uma cartilha educativa

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dc.contributor.author Moreno, Abigail Ferreira da Silva
dc.contributor.author Cardoso, Kedryn Cerqueira
dc.contributor.author Masson, Maria Lúcia Vaz
dc.creator Moreno, Abigail Ferreira da Silva
dc.creator Cardoso, Kedryn Cerqueira
dc.creator Masson, Maria Lúcia Vaz
dc.date.accessioned 2019-03-26T18:23:34Z
dc.date.available 2019-03-26T18:23:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other Relatório de Pesquisa
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29006
dc.description Resultados do desenvolvimento de plano de trabalho “Estratégias Protetoras da Voz: elaboração de uma cartilha educativa”, realizado por intermédio do Edital PAEXDoc 2018, vinculado ao Projeto de Extensão SIATEX nº 8223 “Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor” para fins de registro no Repositório Institucional da UFBA. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: a elevada prevalência de distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT) em docentes levou o grupo de pesquisa associado à extensão TRASSADO a desenvolver estratégias que protegessem a voz de professores dos agravos impostos pelas condições de trabalho inadequadas, sobretudo a sobrecarga vocal. Com os desfechos positivos, elaboraram uma cartilha educativa para viabilizar o acesso das técnicas aos cuidados em saúde. Adicionalmente, desenvolveram ferramentas em ciberespaços a fim de contemplar um número maior de docentes por meio de ambiente virtual. Objetivo: consistiu na criação de materiais educativos, impresso e virtual, sobre estratégias protetoras da voz do professor e divulgação de ações para melhoria das condições de trabalho docente. Metodologia: durante a vigência da bolsa (outubro/dezembro 2018) foi construída uma cartilha, a qual foi apresentada e discutida com professores em rodas de conversas. Resultados: o protótipo inicial de cartilha foi discutido e ajustado a partir das sugestões realizadas. Adicionalmente, foi desenvolvido um blog com o domínio TRASSADO, no qual será disponibilizada a sua versão impressa, juntamente com vídeos instrucionais por meio do endereço https://trassado.blogspot.com. Conclusão: a cartilha educativa com as estratégias protetoras da voz do professor, a metodologia de rodas de conversa, as ferramentas audiovisuais e em ciberespaço podem contribuir não só para orientar o público-alvo sobre os cuidados com a voz, mas também para despertar/fortalecer reflexões coletivas acerca de melhores condições de saúde e trabalho para a categoria docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher PROEXT/UFBA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Projeto de extensão pt_BR
dc.subject Distúrbio de voz - Cartilha educativa pt_BR
dc.subject Professores - Sobrecarga vocal pt_BR
dc.subject Voz - Estratégias protetoras pt_BR
dc.title Estratégias protetoras da voz: elaboração de uma cartilha educativa pt_BR
dc.type Relatório de Pesquisa pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


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