Repositorio Dspace

O Balé de Flávio Sampaio na Academia: um diálogo a partir do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.author Rocha, Isabelle Pitta Ramos
dc.creator Rocha, Isabelle Pitta Ramos
dc.date.accessioned 2018-10-01T16:04:50Z
dc.date.available 2018-10-01T16:04:50Z
dc.date.issued 2014
dc.date.submitted 2014
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27556
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do trabalho de Flávio Sampaio na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Alagoas, a partir das orientações do Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com observação participativa e análise de discurso. Pensar o ensino do balé sobre bases somáticas e numa perspectiva contemporânea é imprescindível para atender as orientações pedagógicas contidas no PPC. Desenvolvendo uma metodologia de aula que reconfigura alguns conceitos estabelecidos pela tradição do balé, Flávio Sampaio passa ser a principal referência para o estudo do ensino dessa técnica no referido curso. Apoiamo-nos, na obra de Boaventura de Souza Santos, Epistemologias do Sul (2010), que defende uma construção de conhecimentos menos colonizados pelo Norte Global e de novas epistemologias a partir do Sul Global, através de uma ecologia de saberes. O trabalho de Sampaio é entendido aqui como base para um balé ‘do Sul’ e que deve ser reconhecido pela Academia. Afirmamos, ainda, que sua maneira de ensinar o balé pode ser definida como contemporânea, nos moldes do pensamento de Agamben (2009). Os depoimentos dos alunos trazem à tona discursos de corpos que experimentaram a prática e corroboram, assim, para a construção de uma possível reconfiguração do ensino do balé na Universidade. pt_BR
dc.description.abstract This current research aims at presenting this dance author’s work contributions in the formation of students in the above stated course, from the PPC orientations. It is an exploratory qualitative research, with participative observation and discourse analysis. Thinking the ballet teaching on the somatic bases and under a contemporary perspective is essential in order to meet the pedagogical guidelines according to the Course Pedagogical Project – PPC, of the Federal University of Alagoas Dance Graduation Degree. By developing a class methodology that reconfigures some concepts stated by the ballet tradition, Flávio Sampaio becomes the main reference for the study of such technique in the mentioned course. We have been supported by Boaventura de Souza Santos’s works, Epistemologies from the South (2010), which defends a knowledge construction less colonized by the Global North and new epistemologies from the Global South through an ecological knowledge. Sampaio’s work is here understood as the basis for a ‘Southern’ ballet and that must be recognized by the Academy. We also state that the way of teaching ballet may be defined as contemporary according to Agamben’s thoughts (2009). The students’ testimonials bring up body discourses that experienced the practice and thus endorsing the construction of a possible reconfiguration of the ballet teaching at the University. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Professores de dança - Formação pt_BR
dc.subject Dança - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Sampaio, Flavio - Bailarinos pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Alagoas – Licenciatura em Dança pt_BR
dc.subject Contemporaneidade pt_BR
dc.subject Balé (Dança) - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Contemporarily pt_BR
dc.subject Ballet dancing - Study and teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical Project pt_BR
dc.subject Dance - Study and teaching pt_BR
dc.title O Balé de Flávio Sampaio na Academia: um diálogo a partir do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.referees Santos, Gláucio Machado
dc.contributor.referees Lopes Neto, Antonio
dc.publisher.departament Escola de Teatro pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.initials UFAL pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem