Abstract:
Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na
atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso
e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço
do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal,
de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos
serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em
Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa
escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento
até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado
assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço
como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão:
A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização
e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação
da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a
implementação da PNH no hospital em questão.