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Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA

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dc.contributor.author Cruz, Denise Nogueira
dc.contributor.author Cangussu, Maria Cristina Teixeira
dc.contributor.author Cristino, Patricia Suguri
dc.contributor.author Brito, Suzana Santos
dc.contributor.author Oliveira, Cristina Batista
dc.creator Cruz, Denise Nogueira
dc.creator Cangussu, Maria Cristina Teixeira
dc.creator Cristino, Patricia Suguri
dc.creator Brito, Suzana Santos
dc.creator Oliveira, Cristina Batista
dc.date.accessioned 2017-06-29T14:34:03Z
dc.date.available 2017-06-29T14:34:03Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation CRUZ, D. N. et al. Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 2, p. 186-198, mai./ago. 2016 pt_BR
dc.identifier.issn 2236-5222
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23428
dc.description.abstract Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão: A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a implementação da PNH no hospital em questão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.source https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/15706/12743 pt_BR
dc.subject Serviço Hospitalar de Emergência. pt_BR
dc.subject Humanização da Assistência. pt_BR
dc.subject Satisfação do paciente. pt_BR
dc.title Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA pt_BR
dc.title.alternative Revista de Ciências Médicas e Biológicas pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR
dc.identifier.number v.15, n.2 pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR


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