Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9882
Título : Financiamento do ensino fundamental brasileiro: garantia de acesso a uma escola de qualidade ou escolas em quantidade? Uma análise do FUNDEF na Bahia /
Autor : Soares, Fabiano Cangussu
metadata.dc.creator: Soares, Fabiano Cangussu
Resumen : O texto, preliminarmente, discute as categorias analíticas da educação e sua importância na sociedade, no mercado de trabalho, nas empresas e para o desenvolvimento das nações. Posteriormente verificou-se como funciona o mecanismo de financiamento do ensino básico brasileiro, enfatizando os principais problemas e como o Ministério Público e os Tribunais de Contas podem contribuir para melhorar o mecanismo de fiscalização. A partir do quarto capítulo analisa-se o FUNDEF, evidenciando o motivo desta política focalizar seu campo de ação no Ensino Fundamental, trabalhando-se os dados técnicos e de funcionamento do Fundo, priorizando-se a avaliação da evolução do Fundo na Bahia durante seus 10 anos de funcionamento. Por fim analisou-se o FUNDEB, novo Fundo que irá substituir o FUNDEF, e que abarcará, além do ensino fundamental, o ensino médio e infantil, procurando-se traçar as perspectivas futuras da educação fundamental com base nos dados alinhados e entrevistas com especialista em educação.
Palabras clave : Política educacional
Educação
FUNDEF- Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9882
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fabiano Cangussu Soares.pdf799,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.