Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9667
Tipo: Tese
Título: No Pulso do ator: criação e treinamento de máscaras na Bahia
Autor(es): Trigo, Isa Maria Faria
Autor(es): Trigo, Isa Maria Faria
Abstract: O presente trabalho experimentou a criação e uso de máscaras cênicas em contexto de treinamento para o ator residente e atuante em Salvador, inspiradas em tipos e manifestações culturais baianas. Produzimos 26 máscaras originais, utilizadas em situação de treinamento, teatro de rua e encenação, através de trabalho prático continuado durante os anos de 2002 e 2003, com grupo de atores, artistas plásticos e músicos. Foram sistematizados procedimentos de treinamento e reflexões sobre as máscaras teatrais e sua criação e uso no contexto teatral local, ou seja, da máscara e do seu entorno constitutivo. Elucidamos características plásticas e cênicas do uso da máscara e suas relações com o popular, com o corpo individual e coletivo e aportamos contribuições para a compreensão do que seja um corpo baiano mascarado e suas características de funcionamento. Os resultados e análises apontam para a máscara como uma resultante complexa de um corpo coletivo, tanto no teatro quanto nas manifestações populares, composta por diversas ordens de estímulos artísticos e vivenciais, além de evidenciar a importância do sonoro dentro dessa criação. A máscara baiana é eminentemente sonora e coletiva. O treinamento, pelas suas exigências específicas, permitiu o diálogo com várias práticas corporais, tanto espetaculares quanto cotidianas, enfatizando aspectos dos seus modos de uso corporais e culturais. Foram apontados caminhos de desvendamento de corporeidades locais inerentes ao artista da cena, indicando estratégias de exercício e de pensamento, que propiciaram ao ator sua conscientização como agente criador de um teatro de máscaras com características originais baianas. A pesquisa indica que o treinamento de máscaras teatrais pode ser um instrumento especialmente útil para a compreensão dos elementos mais inconscientes da nossa identidade individual e cultural, a um só tempo, pois congrega elementos de auto-conhecimento e de domínio técnico que elevam a auto-estima e o prazer estético tanto do ator quanto da platéia que o assiste.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9667
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trigopt1.pdfParte 12,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Trigopt2.pdfParte 23,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Trigopt3.pdfParte 32,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.