DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9645

Title: Técnica e(m) criação somática: uma proposta corporal para artistas cênicos com (d)eficiência física através dos princípios e fundamentos corporais Bartenieff
Authors: Silveira, Saulo Silva da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fernandes, Ciane
Keywords: Bartenieff fundamentals;Educação somática;Dança;Deficiência física;Preparo corporal
Issue Date: 2009
Abstract: O propósito desta dissertação é formular uma proposta metodológica de preparo corporal para dançarinos com deficiência física, a partir de experimentações laboratoriais da integração somática dos Bartenieff Fundamentals. Acrescenta-se à proposta o interesse de desenvolver experiências e descobertas em relação ao corpo, para contribuir no processo criativo em dança e, também, para que a pesquisa corporal possa ter sentidos e significados para os corpos (sujeitos) que estão a desenvolvê-la. Além disso, busca-se instigar os sujeitos e proporcionar meios para que possam realizar sua própria montagem artística, possibilitar a conexão e a integração de sua história motora, psíquica, biológica, espiritual, cultural e social com o meio em que se inserem em um processo inclusivo e criativo. O estudo se propõe a investigar quatro dançarinos profissionais em laboratórios experimentais, que integram a proposta somática da técnica dos Bartenieff Fundamentals ao seu preparo-criação em dança. Durante oito meses de trabalho foram registradas as percepções, as necessidades, as possibilidades e as transformações dos dançarinos em relação à integração da técnica de Bartenieff. Nesta pesquisa se aborda o conceito de corpo enquanto experiência, pilar da pedagogia da Educação Somática - campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado. Foram utilizados os seguintes métodos de coleta de informações: observações participantes, discussões em grupo, registros de diários, captação de imagens móveis e fixas e entrevistas individuais. A partir de uma perspectiva construtivista e utilizando a análise temática, o professor/pesquisador procedeu à interpretação das experiências dos dançarinos. A discussão dos resultados considerou a relação entre as vias somáticas de conhecimento e a pedagogia construtivista em uma investigação poético-corporal da diversidade humana.
Description: 239f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9645
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Saulo_Silveira_Dissertacao.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA