Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9608
Tipo: Dissertação
Título: Qualificação profissional: uma avaliação dos cursos coordenados pela SETRAS em Vitória da Conquista – Bahia, no período de 1999-2000.
Autor(es): Cordeiro, Maria Auxiliadôra Nunes
Autor(es): Cordeiro, Maria Auxiliadôra Nunes
Abstract: A temática da qualificação profissional é analisada em diferentes perspectivas (HIRATA, 1997; CASTRO & GUIMARÃES, 1991; FRIGOTTO, 1998; TEIXEIRA, 1998), sendo cada vez mais destacada a sua importância, bem como a sua concepção anterior como o domínio de conhecimentos especializados resultantes de experiência, ou exercício de profissões, cargos e atividades específicas, evoluindo para a abordagem atual do modelo de competência, aqui compreendida como atitudes identificadas como relevantes ao longo de uma carreira profissional ou no contexto de uma estratégia corporativa (ZARIFIAN, 1994; HIRATA, 1997; PERRENOUD, 1999; FLEURY&FLEURY, 2001). Este estudo avalia alguns dos resultados dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria do Trabalho e Ação Social – SETRAS, no município de Vitória da Conquista, Bahia, nas áreas de comércio e de serviços, no período de 1999/2000. Seu objetivo central foi analisar se estes programas estão atendendo às demandas de seus participantes e do mercado de trabalho local. Optou-se por um estudo de natureza descritiva e na análise de dados utilizou procedimentos de natureza quantitativa e qualitativa: caracterização do Plano Nacional de Qualificação Profissional – PLANFOR; caracterização dos egressos, através do levantamento de dados por questionário; descrição das diretrizes básicas que regulam as ações dos órgãos executores dos cursos de qualificação profissional; identificação das empresas das áreas de comércio e de serviços do município; coleta de dados junto à Gerência da SETRAS/Vitória da Conquista e com a coordenação dos programas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, e a constituição de dois grupos de egressos já selecionados na etapa dois, para aprofundamento dos dados identificados quando da aplicação dos questionários. Os resultados indicam que embora os cursos tenham sido avaliados de forma positiva pelos egressos, os programas não têm atendido a finalidade a que se propõem: inserção e/ou manutenção do trabalhador no mercado de trabalho, através da qualificação. Fatos que podem ser decorrentes tanto da falta de levantamento de necessidades locais como por variáveis como a crise econômica ou a incapacidade da malha produtiva local em absorver os egressos. A inexistência de parcerias com as empresas e a não realização de diagnósticos sobre as necessidades do mercado local atestam a dissonância entre a natureza dos recursos e as demandas do mercado local. Além disso, não obstante a evidência de que os programas contribuíram para a melhoria dos conhecimentos dos participantes, o seu objetivo nuclear não está sendo alcançado tanto no que se refere ao público-alvo, definido como prioritário, quanto no acompanhamento do desenvolvimento de habilidades e competências.
Palavras-chave: educação e trabalho
qualificação profissional
education and work
professional qualification
Editora / Evento / Instituição: Curso de Mestrado Interinstitucional, Convênio UFBA/UEFS
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9608
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Auxiliadora Cordeiro TEXTO.pdf821,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria Auxiliadora Cordeiro CAPA.pdf71,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.