Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9467
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Tecnologias de gestão do conhecimento e sua relação com a inovação nas organizações: o caso de uma multinacional de consultoria |
Authors: | Telles, Maria Mesquita Mota |
metadata.dc.creator: | Telles, Maria Mesquita Mota |
Abstract: | a percepções de tradição e de inovação por parte dos indivíduos envolvidos no processo de criação de conhecimento. Parte-se da difundida idéia de que a co mpetitividade das empresas depende de inovações organizacionais e técnicas, o que faz com que o conhecimento e o aprendizado sejam crescentemente valorizados. Entretanto, as formas de gerir o conhecimento para apoiar a aprendizagem individual e coletiva nas organizações, visando promover inovações, permanecem controversas. O trabalho tem por objetivo contribuir para essa discussão ao investigar algumas variáveis relacionadas ao tema. Para tanto, além de uma revisão da literatura, é feita uma pesquisa empírica na filial brasileira de uma grande multinacional de consultoria, envolvendo análise de documentos, entrevistas em profundidade com usuários de um sistema informatizado de gestão do conhecimento, e a análise do sistema propriamente dito. Conclui-se que o discurso oficial de utilização de tecnologias de gestão do conhecimento como elementos catalisadores de inovações contrasta com a percepção dos sujeitos estudados. |
Keywords: | gestão do conhecimento aprendizagem organizacional inovação tecnologia da informação knowledge management organizational learning innovation information technology |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9467 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Dissertação (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Maria Telles | 1,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.