DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9434

Title: Cena e jogo: o imaginário na carne
Authors: Ferreira, Cecília Maria de Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor???: Vargens, Meran Muniz da Costa
Keywords: Processo de encenação teatral;Cena;Jogo;Imaginário
Issue Date: 2009
Abstract: Pesquisa de cunho qualitativo baseada no estudo do procedimento criativo para a construção de espetáculos teatrais a partir da criação de uma dramaturgia coletiva e original que se desenvolve através de um processo diferenciado e propício à instalação e cultivo de uma imagem propulsora. Considero a imagem propulsora como uma construção que, ao mesmo tempo se alimenta e, impulsiona as idéias cênicas que fundam a concepção inicial de uma produção teatral. Portanto a ativação de atmosferas poéticas, dentro da sala de ensaio é parte fundamental deste processo, pois cria o ambiente favorável ao cultivo da imagem propulsora. Para que este método de criação possa ser adotado, o diretor precisa instalar um processo de colaboração e confiança entre seus atores, o que é feito através de estratégias lúdicas de aproximação e da prática do jogo de improvisação. Esta abordagem permite a ativação do imaginário dos participantes de modo a criar campos de força a partir de uma conexão viável entre a realidade e o imaginário dos criadores da cena. Este procedimento permite que os atores também sejam autores da obra em criação, uma vez que todas as referências poét icas serão tecidas ao longo dos ensaios com o material por eles fornecido. Assim a idéia de „ensaio‟ é alargada para permitir o tempo necessário à tentativa e erro necessários à descoberta de possibilidades cênicas antes da adoção de uma marcação espaço-temporal rígida e definitiva. E o desenvolvimento da consciência criativa dos participantes possibilita a escuta de suas intuições e inspirações no decorrer do processo de descobertas importantes que valorizam o trabalho de construção onde uma concepção inicial é conduzida de modo fluido à sua materialização cênica, quando o espetáculo se entrega à fruição do público.
Description: 162f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9434
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
FerreiraComSeg.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA