DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9209

Title: O Corpo rompendo fronteiras: uma experimentação a partir do movimento genuíno e do sistema Laban/Bartenieff
Authors: Reis, Andréia Maria Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fernandes, Ciane
Keywords: Corpo;Movimento;Interno/Externo;Movimento Genuíno;Sistema Laban/Bartenieff
Issue Date: 2007
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo tecer relações entre o interno e o externo no corpo do atordançarino a partir do modelo conceitual do Anel de Moebius. Para tanto, este trabalho desenvolveu-se em três capítulos: no primeiro, realizou-se uma abordagem históricofilosófica do corpo em movimento no decorrer dos séculos XIX e XX, a partir dos estudos de Delsarte, passando por Laban até a atualidade. No capítulo II, realizou-se uma abordagem técnica, com o propósito de esclarecer os métodos utilizados na pesquisa - o Authentic Movement, sendo utilizado nesta pesquisa sua tradução como Movimento Genuíno e o Sistema Laban/Bartenieff. O terceiro capítulo discute a aplicação destes métodos em aulas e sessões no decorrer do ano de 2006, com alunos e participantes de formações distintas, além da minha participação, confirmando o caráter interdisciplinar da nossa abordagem. O fio condutor desta pesquisa foi a ”mudança” e a “conexão”, assim indicado por Peggy Hackney (discípula de Bartenieff) como abertura ao processo criativo. Os referenciais teóricos dialogaram com a prática, contribuindo no desenvolvimento desta investigação e conduzindoa à elaboração da experimentação Hibridus Corpus, apresentada em duas ocasiões distintas, em dois espaços alternativos: uma, na Galeria de Artes da EBEC, na Pituba (Salvador-BA) e outra na Escola de Belas Artes da UFBA. A partir da experimentação, concluímos que o processo criativo aberto, a partir do Movimento Genuíno e do Sistema Laban/Bartenieff, estabelece uma estrutura sólida, porém flexível, baseada no corpo como sujeito e em sua linguagem mutável, permitindo a participação ativa e a interferência do público. Comprovamos, assim, que a associação do Movimento Genuíno e do Sistema Laban/Bartenieff é coerente tanto no preparo corporal quanto no processo criativo e na apresentação cênica – três instâncias que se sobrepõem neste processo in continuum do Anel de Moebius. Através da associação daqueles métodos, ativamos a autonomia e o poder do corpo, integrando-o ao espaço dinâmico, expandindo possibilidades criativas, rompendo fronteiras e promovendo a mudança e a trans-formação.
Description: 185f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9209
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
AndreiaComSeg01.pdfParte 1231.95 kBAdobe PDFView/Open
AndreiaComSeg02.pdfParte 21.23 MBAdobe PDFView/Open
AndreiaComSeg03.pdfParte 3855.31 kBAdobe PDFView/Open
AndreiaComSeg04.pdfParte 4567.05 kBAdobe PDFView/Open
AndreiaComSeg05.pdfParte 51.53 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA