Abstract: | Este trabalho apresenta um painel dos modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros
contemporâneos, a partir da análise de dissertações e teses produzidas,
nos últimos cinco anos (2006-2010), em seis instituições brasileiras de ensino superior (PUC-RS, USP, UNICAMP, PUC-RJ, UFRJ e UFMG), e disponíveis no Banco de Teses da Capes. Para tanto, inicialmente, esboça-se uma genealogia do conceito de infância e da emergência da literatura infantil/juvenil no Ocidente. Em seguida, aborda-se, de modo
panorâmico, quais os principais objetos estudados nas instituições
pesquisadas, bem como quais perspectivas teórico-críticas são ativadas
para a leitura do gênero literário em questão. Por fim, delineiam-se, em
três capítulos, os movimentos recorrentes no que concerne aos métodos
sugeridos para a utilização do texto literário infantil/juvenil pela escola;
os modos de ler Monteiro Lobato, o principal autor estudado pelos trabalhos acadêmicos mapeados; e, por último, as funções conferidas à literatura infantil/juvenil por parte considerável dos seus estudiosos. |