Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8059
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Fatores associados ao surgimento de movimentos reflexos ou automáticos após o diagnóstico de morte encefálica: revisão de literatura
Autor : Matias, Leo Gordiano
metadata.dc.creator: Matias, Leo Gordiano
Resumen : A morte encefálica (ME) é definida como a “perda irreversível de todas as funções do cérebro, incluindo tronco encefálico”. Movimentos reflexos e automáticos podem estar presentes em casos de ME e não excluem o seu diagnóstico, porém podem provocar atrasos no diagnóstico, interpretações erradas pelos profissionais de saúde, além de gerar desconfianças nos familiares. O estudo de revisão existente sobre o tema não analisa possíveis variáveis associadas ao surgimento de movimentos reflexos ou automáticos (MRA). O presente estudo tem por objetivo verificar, comparar e analisar dados publicados, em periódicos, acerca dos MRA em mortos encefálicos, avaliando as variáveis associadas a esta ocorrência. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de estudos prospectivos e retrospectivos. Realizada busca eletrônica, resultando em 510 artigos, dos quais 9 preenchiam os critérios de inclusão. Foram excluídos 3 artigos; 2 foram excluídos por serem parte de outro artigo incluído e 1, por não abordar o tema desta revisão. São escassos os estudos que busquem avaliar possíveis fatores associados ao surgimento de MRA. Os estudos existentes possuem grandes diferenças metodológicas, o que impede a combinação dos resultados em uma metanálise, tornando-se uma grande limitação desta revisão. O tempo decorrido do diagnóstico de ME é o fator com maior evidência de estar relacionado ao surgimento de MRA. Lesão focal e pressão arterial também se correlacionaram com a presença de MRA. Estima-se que MRA estejam presentes em 39,09% dos casos de Morte Encefálica. O tipo mais comum de movimento parece ocorrer em dedos, principalmente, em pés. Novos estudos devem ser realizados para avaliar possíveis variáveis associadas ao surgimento de MRA em mortos encefálicos.
Palabras clave : Medicina
Morte encefálica
Movimentos
Reflexos
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8059
Fecha de publicación : 23-ene-2013
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leo Gordiano Matias (2012.1).pdf261,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.