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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Casa de ferreiro, espeto de pau? Estudando a precificação de marcas próprias em supermercados
Otros títulos : XXXI Enanpad
Autor : Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Monteiro, Augusto de Oliveira
Oliveira, Sergio Ricardo Goes
metadata.dc.creator: Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Monteiro, Augusto de Oliveira
Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Resumen : O presente artigo discute a evolução do posicionamento de marcas próprias ou de supermercados no Brasil, enfatizando o processo de formação de preços. O senso coletivo costuma atribuir às marcas dos varejistas o estigma do binômio preço baixo e qualidade inferior. Porém, estudos recentes indicam mudanças de atuação das marcas próprias, sugerindo um possível reposicionamento estratégico em busca de maior valor. A controvérsia motivou a busca de um diagnóstico atual sobre a ação destas marcas na formação dos preços. Foram pesquisados os preços de 2200 produtos, coletados em três diferentes redes de supermercado de Salvador, Bahia. A análise estatística dos dados evidenciou a prática de preços significativamente menores em marcas de supermercados. Os resultados obtidos sugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcas próprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação, reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6989
Fecha de publicación : 17-oct-2012
Aparece en las colecciones: Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

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