https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6375
Tipo: | Dissertação |
Título: | De volta às aulas: o cotidiano de professoras-estudantes do PROLE - história/UFBA (2004-2007) |
Autor(es): | Cunha, Andrea da Silva |
Autor(es): | Cunha, Andrea da Silva |
Abstract: | Esta dissertação analisa, a partir de uma perspectiva de gênero, a dinâmica particular das relações de trabalho, estudo e maternidade, bem como as repercussões físicas e psicossociais do conjunto dessas atividades, na vida profissional e no âmbito afetivofamiliar de professoras durante um curso de formação. É um estudo qualitativo, que utiliza a história de vida como escopo para mostrar o cotidiano das professoras-estudantes durante o curso, porém, em alguns momentos, dados quantitativos, ilustram e conferem visibilidade aos efeitos da prática formativa em serviço na vida desses profissionais. O foco principal foram as mudanças na relação das professoras com a família e, principalmente, a participação delas na administração da vida doméstica e na educação dos filhos. Considerou-se, também, o lugar dado à formação docente na legislação educacional, a partir do panorama histórico da educação no Brasil desde a chegada do primeiro governador-geral e, com ele, os primeiros professores jesuítas, até os nossos dias. Assim, tornou-se possível evidenciar, nesse trajeto, a entrada da mulher no mundo do trabalho, mais especificamente, no magistério, categoria profissional que representa a maior inserção feminina no mundo do trabalho. |
Palavras-chave: | gênero profissionalização docente formação continuada feminização do magistério |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6375 |
Data do documento: | 7-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGNEIM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação final.pdf | 428,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.