DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Comunicação >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) >
Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática >
Dissertações de Mestrado (Pós-Com_Análise de Produtos...) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957

Title: Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo
Authors: Aneas, Tatiana Guenaga
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gomes, Wilson da Silva
Keywords: Publicidade;Filme publicitário;Comercial;Poética do Filme
Issue Date: 24-May-2012
Abstract: Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (Pós-Com_Análise de Produtos...)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TatianaAneas.pdf733.97 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA