Tipo: | Tese |
Título: | Relações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de Desenvolvimento Musical |
Autor(es): | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
Autor(es): | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
Abstract: | Este estudo investiga as relações entre o julgamento intuitivo expresso e observado em uma amostra de professores de violão acerca da performance musical dos seus estudantes e os critérios de avaliação e desenvolvimento
musical de Keith Swanwick. Os professores da amostra estudada não explicitaram verbalmente
nenhum referencial teórico, embora o profissional estivesse apresentando resultados sólidos, adquiridos através de práticas sociais e coletivas.Considerou-se que os critérios apontados por Swanwick (1999) seriam um referencial pertinente para a análise das respostas encontradas.
Assim, o desenho da pesquisa constituiu em aplicação de formulários para constatação de dados factuais, de entrevistas semi-estruturadas e gravações de aulas com cada um dos quinze participantes da pesquisa. Os estudos piloto anteriores (Tourinho, 1998,1999) demonstraram a necessidade de analisar a teoria e a prática da amostra lado a lado e considerá-las com o
mesmo grau de importância.
Os resultados apontam para a necessidade de uma avaliação precisa e verbalizada diretamente para o aluno, como uma forma de situá-lo e ajudá-lo a crescer. As ações não verbais e demonstração direta no instrumento, utilizando os princípios apontados por Swanwick, constituem formas eficazes de se obter respostas precisas e propiciar o desenvolvimento musical do estudante, além de integrar um processo de ensino-aprendizagem que permite ao professor um maior controle do aprendizado. |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Música Doutorado Em Música – Educação Musical |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5934 |
Data do documento: | 2001 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.