Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alda de Jesus | - |
dc.contributor.author | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.creator | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-21T18:18:51Z | - |
dc.date.available | 2012-05-21T18:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5934 | - |
dc.description | p. 1-246 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga as relações entre o julgamento intuitivo expresso e observado em uma amostra de professores de violão acerca da performance musical dos seus estudantes e os critérios de avaliação e desenvolvimento musical de Keith Swanwick. Os professores da amostra estudada não explicitaram verbalmente nenhum referencial teórico, embora o profissional estivesse apresentando resultados sólidos, adquiridos através de práticas sociais e coletivas.Considerou-se que os critérios apontados por Swanwick (1999) seriam um referencial pertinente para a análise das respostas encontradas. Assim, o desenho da pesquisa constituiu em aplicação de formulários para constatação de dados factuais, de entrevistas semi-estruturadas e gravações de aulas com cada um dos quinze participantes da pesquisa. Os estudos piloto anteriores (Tourinho, 1998,1999) demonstraram a necessidade de analisar a teoria e a prática da amostra lado a lado e considerá-las com o mesmo grau de importância. Os resultados apontam para a necessidade de uma avaliação precisa e verbalizada diretamente para o aluno, como uma forma de situá-lo e ajudá-lo a crescer. As ações não verbais e demonstração direta no instrumento, utilizando os princípios apontados por Swanwick, constituem formas eficazes de se obter respostas precisas e propiciar o desenvolvimento musical do estudante, além de integrar um processo de ensino-aprendizagem que permite ao professor um maior controle do aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Música Doutorado Em Música – Educação Musical | pt_BR |
dc.title | Relações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de Desenvolvimento Musical | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeseCrisCompletaPDF.pdf | 737,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.