Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3814
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Problemas e limites da utilização do conceito de classe social em investigações epidemiológicas: uma revisão crítica da literatura
Other Titles: Cadernos de Saúde Pública
Authors: Solla, Jorge José Santos Pereira
metadata.dc.creator: Solla, Jorge José Santos Pereira
Abstract: As limitações evidenciadas no emprego de variáveis empírico-indutivas nas alternativas hegemônicas da Epidemiologia para o tratamento das variações sócio-econômicas em coletivos humanos levaram à necessidade de novas propostas. Assim, foi introduzido o emprego da categoria classe social, operacionalizada de acordo com a inserção produtiva dos indivíduos estudados, apresentando potencialidades já evidenciadas em alguns estudos. O presente trabalho buscou identificar problemas e limites existentes na utilização do conceito de classe social na investigação epidemiológica. São abordados neste artigo alguns aspectos, entre eles: o tratamento das classes sociais enquanto agregados articulados no processo de investigação, a necessidade de adequar o esquema de operacionalização às particularidades de cada formação sócio-econômica, a simplificação efetivada no processo de redução do conceito de classe a uma série de variáveis articuladas empregadas, a necessidade de amostra relativamente grande, a existência de controvérsias na definição da inserção de classe de segmentos afastados da produção e de indivíduos com duas ou mais inserções produtivas distintas.
Keywords: Classe Social
Epidemiologia
Estratificação Social
Social Class
Epidemiology
Social Stratification
Publisher: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3814
Issue Date: Apr-1996
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1505.pdf63,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.