Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3546
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Educação Médica
Autor(es): Athanazio, Daniel Abensur
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Bôaventura, Camila Silva
Athanazio, Paulo Roberto Fontes
Autor(es): Athanazio, Daniel Abensur
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Bôaventura, Camila Silva
Athanazio, Paulo Roberto Fontes
Abstract: INTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos.
Palavras-chave: Patologia
Estudantes de medicina
Educação médica
Pathology
Medical students
Medical education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3546
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
07.pdf107,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.