Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33724
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório
Título(s) alternativo(s): Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Autor(es): Santos, Luis Paulo Guimarães dos
Freitas, Sheizi Calheira de
Dias Filho, José Maria
Autor(es): Santos, Luis Paulo Guimarães dos
Freitas, Sheizi Calheira de
Dias Filho, José Maria
Abstract: Objetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.
Palavras-chave: Lucro
Aprendizado de contabilidade
Custo histórico
Contabilidade
Contabilidade estudo e ensino - Brasil
Lucros - Contabilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Citação: SANTOS, L. P. G.; FREITAS, S. C.; DIAS FILHO, J. M. Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 14, n. 1, p. 78-99, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizado de contabilidade e a percepção_REPEC.pdf412,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.