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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Luis Paulo Guimarães dos | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.contributor.author | Dias Filho, José Maria | - |
dc.creator | Santos, Luis Paulo Guimarães dos | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.creator | Dias Filho, José Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-10T21:33:20Z | - |
dc.date.available | 2021-07-10T21:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, L. P. G.; FREITAS, S. C.; DIAS FILHO, J. M. Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 14, n. 1, p. 78-99, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-8610 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.17524/repec.v14i5.2479 | pt_BR |
dc.subject | Lucro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Custo histórico | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Lucros - Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasília | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14, n. 1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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