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dc.contributor.authorSantos, Luis Paulo Guimarães dos-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.contributor.authorDias Filho, José Maria-
dc.creatorSantos, Luis Paulo Guimarães dos-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.creatorDias Filho, José Maria-
dc.date.accessioned2021-07-10T21:33:20Z-
dc.date.available2021-07-10T21:33:20Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, L. P. G.; FREITAS, S. C.; DIAS FILHO, J. M. Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 14, n. 1, p. 78-99, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8610-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724-
dc.description.abstractObjetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Educação e Pesquisa em Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.17524/repec.v14i5.2479pt_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectAprendizado de contabilidadept_BR
dc.subjectCusto históricopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectLucros - Contabilidadept_BR
dc.titleAprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Educação e Pesquisa em Contabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasíliapt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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