Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33291
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os múltiplos papéis da interação humano-computador: entendendo as mensagens de metacomunicação sob a ótica da dialética Hegeliana
Authors: Muniz, Ila Mascarenhas
metadata.dc.creator: Muniz, Ila Mascarenhas
Abstract: Artefatos computacionais estão cada vez mais integrados ao nosso cotidiano, influenciando nas mais variadas atividades. Por isso, o estudo da interação entre humanos e sistemas computacionais ganhou importância nos últimos anos, permitindo a construção e o aperfeiçoamento das tecnologias interativas. Para solucionar problemas de interação tem-se articulado conhecimentos de diferentes espaços/campos científicos. A popularização da colaboração web intensificou esses problemas, especialmente ao abrir a possibilidade de o usuário atuar no papel de "projetista". Apesar de oferecer maior autonomia ao usuário, o papel de designer pode exigir conhecimentos técnicos em computação que, provavelmente, o usuário comum não tenha. Sem conhecimento especializado, podem ocorrer rupturas na interpretação das mensagens da interface, especialmente quando o usuário assume, alternadamente, os papéis de designer e usuário durante a interação. Com isso, esta pesquisa verificou a existência de conflitos de interpretação durante o movimento dialético de sujeitos com múltiplos papéis de interação em um sistema computacional e analisou essas rupturas na comunicação utilizando os princípios da Dialética Hegeliana. Para isso, foi realizado um estudo de caso com os métodos da Engenharia Semiótica, MIS e MAC, seguido de uma análise dialética dos resultados. Os resultados obtidos abrem possibilidades de reflexão sobre a possibilidade de conflitos de interpretação nas mensagens de metacomunicação da interface quando o usuário alterna entre os papéis de designer e usuário em tempo de interação.
Computational artifacts are increasingly integrated into our daily lives, influencing the most varied activities. For this reason, the study of the interaction between humans and computer systems has gained importance in recent years, allowing the construction and improvement of interactive technologies. To solve interaction problems, knowledge of different scientific spaces/fields was articulated. The popularization of collaboration on the web has intensified these problems, mainly opening up the possibility for the user to act in the role of "designer". Despite offering greater autonomy to the user, the role of the designer may require technical knowledge in computing that, probably, the average user does not have. Without specialized knowledge, interruptions in the interpretation of interface messages can occur, especially when the user alternately assumes the roles of designer and user during the interaction. With this, this research verified the existence of conflicts of interpretation during the dialectical movement of subjects with multiple roles of interaction in a computer system and analyzed these disruptions in communication using the principles of Hegelian Dialectic. For this, a case study was carried out with the methods of Semiotic Engineering, MIS and MAC, followed by a dialectical analysis of the results. The results obtained open possibilities for reflection on the possibility of conflicts of interpretation in the metacommunication messages of the interface when the user switches between the roles of designer and user at the moment of interaction.
Keywords: Dialética Hegeliana
Múltiplos Papéis
Rupturas de Metacomunicação
Interação homem-máquina
Metacomunicação
Engenharia semiótica
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ciência da Computação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33291
Issue Date: 19-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertação (PGCOMP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ila_master_thesis_pgcomp_ufba_FINAL_REVISADO.pdf8,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.