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Tipo: Tese
Título: Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas
Autor(es): Cardoso Filho, Juracy do Amor
Autor(es): Cardoso Filho, Juracy do Amor
Abstract: RESUMO: Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas, consiste numa etnografia musical a partir dos encontros e oficinas de música realizadas com pessoas em situação/contexto de rua, que frequentaram o Movimento de População de Rua, o Programa Corra pro Abraço e o Centro de Atenção Psicossocial Gregório de Matos, todos em Salvador/Ba. A investigação apresenta como essas pessoas realizaram suas práticas musicais e quais situações, atividades e produtos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A fundamentação teórica integra contribuições advindas das Ciências Sociais, Antropologia, Música e Etnomusicologia e dialoga com estudos decoloniais e feministas latino-americanos e de outros territórios. Situa-se dentro dos referenciais da pesquisa qualitativa com práticas engajadas e comprometidas, por meio da interação, observação e descrição etnográfica e performativa. Aproxima-se da abordagem da Fenomenologia, da abordagem Multirreferencial, da epistemologia do Acontecimento, da pesquisa-ação, pesquisa participativa, dialógica, colaborativa, engajada, ética e compartilhada. Esta tese pretende colaborar com a desfragmentação do imaginário social perverso que se tem sobre pessoas em situação/contexto de rua, e fomentar a ampliação dos horizontes epistemológicos vigentes, além de propor discussões sobre gênero, raça, classe, espaço urbano e territórios sonoros na cidade de Salvador/Ba.
ABSTRACT: (In) visible music: Excluded people and sounds, consists of a musical ethnography based on meetings and music workshops held with people in a street situation/context, who attended the Movimento de População de Rua, the Programa Corra pro Abraço and the Psychosocial Care Center Gregório de Matos, all in Salvador/Ba. The investigation shows how these people performed their musical practices and what situations, activities and products were developed throughout the research. The theoretical foundation integrates contributions from Social Sciences, Anthropology, Music and Ethnomusicology and dialogues with decolonial and feminist studies from Latin America and other territories. It is located within the framework of qualitative research with engaged and committed practices, through interaction, observation and ethnographic and performative description. It approaches the Phenomenology approach, the Multi-referential approach, the Epistemology of the Event, the action research, participatory, dialogical, collaborative, engaged, ethical and shared research. This thesis intends to collaborate with the defragmentation of the perverse social imaginary that has about people in a situation / street context, and to promote the expansion of the current epistemological horizons, besides proposing discussions about gender, race, class, urban space and sound territories in Salvador/Ba.
Palavras-chave: Música
Exclusão social
Vulnerabilidade social
Pessoas em situação/contexto de rua
Etnografia
Etnomusicologia
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Humanas
Educação Musical
Musicoterapia
Psicologia Social
Psicologia Política
Antropologia
Saúde Pública
Etnomusicologia
Música
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33270
Data do documento: 15-Abr-2021
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