Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Laila-
dc.contributor.authorCardoso Filho, Juracy do Amor-
dc.creatorCardoso Filho, Juracy do Amor-
dc.date.accessioned2021-04-15T13:04:33Z-
dc.date.available2021-04-15T13:04:33Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.date.submitted2020-07-31-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33270-
dc.description.abstractRESUMO: Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas, consiste numa etnografia musical a partir dos encontros e oficinas de música realizadas com pessoas em situação/contexto de rua, que frequentaram o Movimento de População de Rua, o Programa Corra pro Abraço e o Centro de Atenção Psicossocial Gregório de Matos, todos em Salvador/Ba. A investigação apresenta como essas pessoas realizaram suas práticas musicais e quais situações, atividades e produtos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A fundamentação teórica integra contribuições advindas das Ciências Sociais, Antropologia, Música e Etnomusicologia e dialoga com estudos decoloniais e feministas latino-americanos e de outros territórios. Situa-se dentro dos referenciais da pesquisa qualitativa com práticas engajadas e comprometidas, por meio da interação, observação e descrição etnográfica e performativa. Aproxima-se da abordagem da Fenomenologia, da abordagem Multirreferencial, da epistemologia do Acontecimento, da pesquisa-ação, pesquisa participativa, dialógica, colaborativa, engajada, ética e compartilhada. Esta tese pretende colaborar com a desfragmentação do imaginário social perverso que se tem sobre pessoas em situação/contexto de rua, e fomentar a ampliação dos horizontes epistemológicos vigentes, além de propor discussões sobre gênero, raça, classe, espaço urbano e territórios sonoros na cidade de Salvador/Ba.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: (In) visible music: Excluded people and sounds, consists of a musical ethnography based on meetings and music workshops held with people in a street situation/context, who attended the Movimento de População de Rua, the Programa Corra pro Abraço and the Psychosocial Care Center Gregório de Matos, all in Salvador/Ba. The investigation shows how these people performed their musical practices and what situations, activities and products were developed throughout the research. The theoretical foundation integrates contributions from Social Sciences, Anthropology, Music and Ethnomusicology and dialogues with decolonial and feminist studies from Latin America and other territories. It is located within the framework of qualitative research with engaged and committed practices, through interaction, observation and ethnographic and performative description. It approaches the Phenomenology approach, the Multi-referential approach, the Epistemology of the Event, the action research, participatory, dialogical, collaborative, engaged, ethical and shared research. This thesis intends to collaborate with the defragmentation of the perverse social imaginary that has about people in a situation / street context, and to promote the expansion of the current epistemological horizons, besides proposing discussions about gender, race, class, urban space and sound territories in Salvador/Ba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Fundação CAPES e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF BAIANO.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectPessoas em situação/contexto de ruapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.titleMúsica (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBasail, Alain-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel-
dc.contributor.refereesMontardo, Deise-
dc.contributor.refereesBonfim, Carlos-
dc.contributor.refereesFeldens, Dinamara-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia, Escola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação Musicalpt_BR
dc.subject.cnpqMusicoterapiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Socialpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Políticapt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Públicapt_BR
dc.subject.cnpqEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música (in) visível Pessoas e sonoridades excluídas - tese.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.