Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33210
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ESTUDO DA SANFONA NO FORRÓ “PÉ DE SERRA” COM BASE NA ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA CANÇÃO FEIRA DE MANGAIO
Authors: Oliveira Costa, Marcelo
metadata.dc.creator: Oliveira Costa, Marcelo
Abstract: Este trabalho é composto de uma parte escrita, de um DVD e também de um CD, produzidos com o objetivo de identificar elementos musicais característicos para tocar o forró “pé de serra” na sanfona. Cinco sanfoneiros de destaque neste gênero participaram da pesquisa executando a música “Feira de Mangaio”, de autoria de Sivuca e Glória Gadelha, gravada e analisada dentro de alguns critérios, conforme disposto no capítulo 3: importância das entrevistas, um segredo guardado a sete foles, bases rítmicas para acompanhamento, digitação, armação de acordes, jogo de fole, sobre o desenvolvimento da técnica e diálogo entre duas sanfonas, nascido Na Hora do Adeus. Os cinco sanfoneiros foram entrevistados para informar detalhes da própria execução bem como sua formação musical. A parte escrita do trabalho aborda aspectos históricos do surgimento da sanfona e sua popularização no Brasil, a contribuição de Luiz Gonzaga neste sentido, assim como esclarecimento a respeito do termo forró, no que se refere à etimologia, diante de outras compreensões atribuídas ao termo. O texto traz ainda análise das execuções filmadas, correlacionando a temas e assuntos transcorridos nas entrevistas. O resultado desta pesquisa aponta que embora cada sanfoneiro tenha uma personalidade musical própria, há elementos em comum nas execuções
ABSTRACT This work consists of a written portion, a DVD and also a CD. They were produced with the goal to identify musical elements which are characteristic to play the “forró hill bottom” on accordion. Five recognized accordionists at this music style participated at a survey performing the music “Feira de Mangaio” composed by Sivuca and Gloria Gadelha which was recorded and analyzed within the following criteria provided in Chapter 3: importance of interviews, one kept secret of seven bellows, rhythmic bases for monitoring, typing, chord frame, folding game, on the development of a technique and interaction between two accordions, created “Na Hora do Adeus”. The five accordionists were interviewed to report on their own implementation details as well as their musical background. The written part covers historical aspects of the accordion appearance and its popularization in Brazil. The contribution of Luiz Gonzaga as well as clarification regarding the term “forró” in the etymological sense compared to other understandings assigned to the term. The text also contains an analysis of videotaped performances correlating the themes and subjects that emerged during the interviews. The conclusion of this research shows that although each accordionist has its own musical personality, there are common elements in their performances. Keywords: Concertina. Execution. Forró “Pé-de-Serra”. Fair Mangaio
Keywords: sanfona
execução
forró "pé de serra"
feira de mangaio
metadata.dc.subject.cnpq: pedagogia do instrumento
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ppgprom
metadata.dc.publisher.program: programa de pós-graduação profissional em música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33210
Issue Date: 5-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertação (PPGPROM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo da sanfona no forró pé de serra com base na análise da canção Feira de Mangaio.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open
FEIRA DE MANGAIO PLAYBACK.wavprodução dos videos33,42 MBWAVView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.