Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33089
Tipo: Tese
Título: Metabolismo socioeconômico dos resíduos sólidos: um modelo de análise através de equações estruturais de pneus em fim de vida
Autor(es): Bittencourt, Euclides Santos
Autor(es): Bittencourt, Euclides Santos
Abstract: A gestão de resíduos sólidos urbanos (GRSU) compreende um conjunto de ações para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas. A aplicação de métodos de GRSU eficazes melhora a disposição dos resíduos e evita a formação de inventários de materiais secundários em locais remotos ou dentro das cidades, que podem gerar doenças endêmicas. Esta tese tem o objetivo de desenvolver um modelo inovador para avaliar o metabolismo socioeconômico dos resíduos sólidos (Socioeconomic Metabolism of Waste (SEMw)) através de um estudo exploratório e uma Modelagem de Equações Estruturais (MEE), adotando variáveis técnicas (métricas) e variáveis sociais (não métricas) levantadas do processo da GRSU. Foram escolhidos os constructos técnicos (Fluxos Diretos de Materiais, DMF, e Fluxos Reversos de Materiais, RMF) e constructos sociais (Fatores Socioeconômicos ou Ambiente Socioeconômico, SEF, e Fatores Sociodemográficos, SDF), cuja associação compõe a pauta de variáveis inovadoras da modelagem. Para simulação da MEE, assim como do balanço de massa, foi realizada uma aplicação prática por meio dos bancos de dados dos fluxos de pneus em fim de vida (End-of-Life Tires, ELTs) de uma cidade de 300.000 habitantes no período de 2014 a 2017. No desenvolvimento da MEE, utilizou-se um questionário estruturado com resposta em escala Likert para cinco grupos distintos, de acordo com o tamanho da amostra calculada. O banco de dados formado foi aplicado no software SmartPLS, que tem uma abordagem dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados obtidos confirmaram 75% das hipóteses apresentadas no quadro teórico para avaliação do SEMw através de variáveis objetivas (métricas) e subjetivas (não métricas). Os fatores socioeconômicos (SEF) apresentam efeito significativo na MEE porque foi possível descrever a importância das variáveis não métricas na modelagem. Em relação aos fluxos diretos de materiais (DMF), os resultados da MEE apontam que os DMF têm forte influência no ambiente econômico (SEF), mas não exercem influência direta no SEMw. A MEE, através das abordagens PLS, apresentou condições favoráveis para o desenvolvimento das simulações, permitindo que a análise fatorial exploratória e confirmatória seja estabelecida como prática eficiente de pesquisa. Além disso, constatou-se que a MEE é uma ferramenta de análise que pode ser adotada para dar suporte à execução das diretrizes do plano de gerenciamento de ELTs ou resíduos similares.
Palavras-chave: Metabolismo socioeconômico
Fluxos de materiais
Pneu em fim de vida (ELTs)
Modelagem de equações estruturais
Gestão de resíduos sólidos urbanos
CNPq: Desenvolvimento Sustentável de Processos e Produtos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33089
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Tese (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_METABOLISMO_RESIDUOS_SOLIDOS_EUCLIDES_BITTENCOURT_Final_doc (1).pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.