Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32886
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Posicionamento de marca e marketing cultural: uma analise sobre a comunicaçao institucional dos bancos itau e bradesco no campo da cultura
Autor(es): Fonseca, Nina de Aguiar Lima
Autor(es): Fonseca, Nina de Aguiar Lima
Abstract: Apresentamos neste estudo uma análise comparativa entre o posicionamento de marca dos dois maiores bancos privados do país, Itaú e Bradesco, entre 2011 e 2014. Buscamos entender como os dois bancos trabalham sua imagem nos diferentes âmbitos sociais e como se posicionam no mercado cultural. Propomos um panorama sobre como se desenvolveu e como se constitui, no período analisado, o marketing cultural brasileiro, trazendo pesquisas, comparações e exemplos de como as empresas brasileiras operam no mercado cultural e quais ferramentas são escolhidas por elas para desenvolver suas políticas e/ou ações culturais. Foram utilizados para a análise os estudos do contrato de leitura de Verón (1985), para determinar a relação das respectivas marcas com seus mercados, os conceitos e dimensões da marca expostos por Semprini (2006) e Kotler e Keller (2006), assim como as pesquisas sobre posicionamento de marca e de discurso desses e de outros autores. Analisamos peças publicitárias e campanhas lançadas pelos dois bancos, que relacionam suas marcas com diferentes setores econômicos e sociais, como o esporte, a educação, o meio ambiente e principalmente a cultura. Investigamos também, a quantidade de recursos recebidos pelas duas empresas para a realização dos seus projetos e patrocínios culturais e como suas apostas e escolhas refletem diretamente no posicionamento das duas marcas perante o mercado e na comunicação das mesmas com seus respectivos públicos-alvo.
Palavras-chave: Posicionamento de marca
Marketing cultural
Comunicação institucional
Cultura
Bancos
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32886
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.