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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Adriano-
dc.contributor.authorFonseca, Nina de Aguiar Lima-
dc.creatorFonseca, Nina de Aguiar Lima-
dc.date.accessioned2021-02-25T13:48:15Z-
dc.date.available2021-02-25T13:48:15Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32886-
dc.description.abstractApresentamos neste estudo uma análise comparativa entre o posicionamento de marca dos dois maiores bancos privados do país, Itaú e Bradesco, entre 2011 e 2014. Buscamos entender como os dois bancos trabalham sua imagem nos diferentes âmbitos sociais e como se posicionam no mercado cultural. Propomos um panorama sobre como se desenvolveu e como se constitui, no período analisado, o marketing cultural brasileiro, trazendo pesquisas, comparações e exemplos de como as empresas brasileiras operam no mercado cultural e quais ferramentas são escolhidas por elas para desenvolver suas políticas e/ou ações culturais. Foram utilizados para a análise os estudos do contrato de leitura de Verón (1985), para determinar a relação das respectivas marcas com seus mercados, os conceitos e dimensões da marca expostos por Semprini (2006) e Kotler e Keller (2006), assim como as pesquisas sobre posicionamento de marca e de discurso desses e de outros autores. Analisamos peças publicitárias e campanhas lançadas pelos dois bancos, que relacionam suas marcas com diferentes setores econômicos e sociais, como o esporte, a educação, o meio ambiente e principalmente a cultura. Investigamos também, a quantidade de recursos recebidos pelas duas empresas para a realização dos seus projetos e patrocínios culturais e como suas apostas e escolhas refletem diretamente no posicionamento das duas marcas perante o mercado e na comunicação das mesmas com seus respectivos públicos-alvo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPosicionamento de marcapt_BR
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectComunicação institucionalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.titlePosicionamento de marca e marketing cultural: uma analise sobre a comunicaçao institucional dos bancos itau e bradesco no campo da culturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



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