Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32770
Tipo: Dissertação
Título: Entre a Pobreza e a Pureza: A Educação de Moças Desvalidas no Asilo Nossa Senhora de Lourdes em Feira de Santana - Bahia (1879-1930)
Autor(es): LIMA, Marta Maria Guimaraes de.
Autor(es): LIMA, Marta Maria Guimaraes de.
Abstract: O Asilo Nossa Senhora de Lourdes, fundado em 15 de março de 1879, representou uma importante instituição filantrópica à cidade de Feira de Santana – Bahia, que buscava a promoção da assistência social às moças pobres e desvalidas da cidade em questão. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as características educacionais do ensino oferecido na referida instituição às jovens órfãs, que consistia na instrução dessas moças à educação religiosa e profissionalizante. Também buscou compreender a importância filantrópica do asilo em questão, para o município. O período da pesquisa compreendeu os anos de 1879, data de fundação da instituição, até 1930, ou seja, final do II Reinado e ao longo de toda a Primeira República, momento histórico no qual as bases republicanas estavam em vias de implantação e que a educação estava sendo reformulada a fim de servir de mola propulsora do processo de modernização e de civilização social. As fontes pesquisadas compreendem as atas de reuniões do asilo, os documentos das Irmãs Sacramentinas e da Pia União das Filhas de Maria e alguns jornais da época, como Jornal Folha do Estado e O Progresso. A pesquisa situa-se na área de História Social. O termo em referência é utilizado pelos historiadores para demarcar um novo momento da história, delimitando, assim, uma nova historiografia a partir da qual houve uma ampliação do campo de estudos, das fontes e de pesquisas dos historiadores. Os conceitos centrais que nortearam a escrita da dissertação foram: o de desvalidos, que segundo Greive (2012) faz referência à criança que vive às margens da sociedade e que se configura como pobre, órfã ou abandonada. O de Instituições educativas, a partir das contribuições de Saviani (2008), que as considera como parte de um processo histórico de determinada conjuntura. Complementando o suporte teórico temos Fraga Filho (1994) que traz um diálogo sobre a convivência de mendigos e vadios na sociedade, justificando a presença de pessoas em condição de rua era a consequência de um estado de miséria social e também causada pela não inserção dos ex-escravos na sociedade. Estes, por vez, não podendo prover o seu próprio sustento, tinham de viver da caridade. Porém para viver dela era preciso ser digno disso, e os grupos sociais que eram verdadeiramente necessitados de ser assistidos pela filantropia eram as mulheres, crianças e idosos, recebendo, assim, a devida e necessária assistência. Nesse sentido, o texto faz uma ponte entre os conceitos citados, oferecendo ao leitor um panorama mais amplo sobre a educação destinada à infância abandonada no Asilo Nossa Senhora de Lourdes Nossa Senhora de Lourdes.
Palavras-chave: Filantropia
desvalidos
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32770
Data do documento: 23-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdf801,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.