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Tipo: Dissertação
Título: O efeito escola melhora desempenho? Uma análise da educação básica no estado da Bahia
Autor(es): Silva, Maíra Lima
Autor(es): Silva, Maíra Lima
Abstract: As evidências empíricas apontam que o desempenho do aluno é influenciado por diferentes fatores, sendo classificados em três grupos: os associados ao background familiar, ao próprio indivíduo e os relacionados à escola. Os fatores escolares, mostra-se de extrema relevância, já que a escola é o principal instrumento de intervenção de políticas públicas que impactam sobre a educação de uma sociedade. O efeito escola é definido como a capacidade das escolas afetarem os resultados de seus alunos dentro de um determinado contexto. Neste sentido, o objetivo geral desta dissertação é verificar se o efeito escola melhora o desempenho dos alunos. Para tanto, será utilizado o Modelo Linear Hierárquico de dois níveis a fim de analisar os dados do Saeb do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio no período de 2007 a 2017 da rede pública do estado da Bahia. Os resultados indicam que o efeito escola tende a implicar em melhores oportunidades de aprendizado para os alunos, minimizando os efeitos adversos das condições socioeconômicas em que eles estão submetidos. Além disso, existe uma heterogeneidade no efeito entres as unidades escolares da rede pública da Bahia, sendo esta variação maior para o 5º ano do ensino fundamental.
Empirical evidence points out that student performance is influenced by different factors, being classified into three groups: those associated with family background, the individual himself and those related to school. School factors are extremely relevant, since school is the main instrument for the intervention of public policies that impact on the education of a society. The school effect is defined as the ability of schools to affect the results of their students within a given context. In this sense, the general objective of this dissertation is to verify if the school effect improves the students' performance. For this purpose, the two-level Hierarchical Linear Model will be used in order to analyze data from the 5th and 9th grades of elementary school and 3rd grade of high school in the period from 2007 to 2017 of the public network of the state of Bahia. The results indicate that the school effect tends to imply better learning opportunities for students, minimizing the adverse effects of the socioeconomic conditions in which they are submitted. In addition, there is a heterogeneity in the effect between school units in the public school system in Bahia, this variation being greater for the 5th year of elementary school.
Palavras-chave: Efeito escola
Desempenho - Aluno
Modelo hierárquico
Avaliação educacional
Educação básica - Bahia
Escolas públicas - Eficácia no ensino
CNPq: Economia aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32752
Data do documento: 3-Fev-2021
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