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dc.contributor.advisorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.authorSilva, Maíra Lima-
dc.creatorSilva, Maíra Lima-
dc.date.accessioned2021-02-03T22:45:15Z-
dc.date.available2021-08-03T03:00:29Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.date.submitted2020-12-15-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32752-
dc.description.abstractAs evidências empíricas apontam que o desempenho do aluno é influenciado por diferentes fatores, sendo classificados em três grupos: os associados ao background familiar, ao próprio indivíduo e os relacionados à escola. Os fatores escolares, mostra-se de extrema relevância, já que a escola é o principal instrumento de intervenção de políticas públicas que impactam sobre a educação de uma sociedade. O efeito escola é definido como a capacidade das escolas afetarem os resultados de seus alunos dentro de um determinado contexto. Neste sentido, o objetivo geral desta dissertação é verificar se o efeito escola melhora o desempenho dos alunos. Para tanto, será utilizado o Modelo Linear Hierárquico de dois níveis a fim de analisar os dados do Saeb do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio no período de 2007 a 2017 da rede pública do estado da Bahia. Os resultados indicam que o efeito escola tende a implicar em melhores oportunidades de aprendizado para os alunos, minimizando os efeitos adversos das condições socioeconômicas em que eles estão submetidos. Além disso, existe uma heterogeneidade no efeito entres as unidades escolares da rede pública da Bahia, sendo esta variação maior para o 5º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.abstractEmpirical evidence points out that student performance is influenced by different factors, being classified into three groups: those associated with family background, the individual himself and those related to school. School factors are extremely relevant, since school is the main instrument for the intervention of public policies that impact on the education of a society. The school effect is defined as the ability of schools to affect the results of their students within a given context. In this sense, the general objective of this dissertation is to verify if the school effect improves the students' performance. For this purpose, the two-level Hierarchical Linear Model will be used in order to analyze data from the 5th and 9th grades of elementary school and 3rd grade of high school in the period from 2007 to 2017 of the public network of the state of Bahia. The results indicate that the school effect tends to imply better learning opportunities for students, minimizing the adverse effects of the socioeconomic conditions in which they are submitted. In addition, there is a heterogeneity in the effect between school units in the public school system in Bahia, this variation being greater for the 5th year of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfeito escolapt_BR
dc.subjectDesempenho - Alunopt_BR
dc.subjectModelo hierárquicopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básica - Bahiapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Eficácia no ensinopt_BR
dc.titleO efeito escola melhora desempenho? Uma análise da educação básica no estado da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMorais, Sílvia Regina Ribeiro Lemos-
dc.contributor.refereesLombardi Filho, Stélio Coelho-
dc.contributor.refereesMendes, Vinícius de Araújo-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia aplicadapt_BR
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